O Comitê Estadual para Equidade SUS , em Alagoas nasce com a perspectiva de transversalizar saberes dos movimentos sociais com conhecimentos laborais dos órgãos públicos, dentre eles, a Secretaria de Estado da Saúde..
É o primeiro a ser criado, no Brasil, como resultado significativo das ações do Ministério da Saúde e Hospital Alemão Oswaldo Cruz em diálogos com os estados, após o lançamento do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Etnia e Valorização das Trabalhadoras do SUS, lançado em março de 2023, em Brasília.
Para melhor estruturar a parte organizacional foi deliberado entre membros, a criação de um Grupo Gestor formado pela UNCISAL, UFAL, COSEMS, Áreas Técnica SESAU, Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e Instituto Raízes de Áfricas.
E é esse Grupo Gestor responsável por construir um esboço do Plano de Ação , para depois submetê-lo à apreciação e considerações de todo corpo do Comitê Estadual.
Charlene Bandeira é a pessoa do Ministério da Saúde que acompanha e orienta as reuniões mensais do Comitê, que, em fevereiro acontece nos dias 17 e 18.
Com uma dinâmica repleta de de alagoanidade, Charlene propôs ao Grupo a construção de uma linha do tempo,, na busca de ‘enxergar’ em qual momento o estado sugestionou em ações, o processo da equidade.
Foi muito bom- afirmou a assistente social Neyla Meneses. Esse momento foi um grande aprendizado.
A reunião do Comitê de Equidade SUS, prossegue na tarde desta terça-feira, com todas e todos componentes do Comitê.



