A vice-presidente do Conselho de Secretarias Municiais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) Paula Gomes (secretária de Saúde de Santana do Mundaú) e o diretor Ednaldo Trajano (gestor de Campestre) representaram a entidade nesta segunda-feira (17) na primeira Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite de Alagoas (CIB) de 2025, que ocorreu no Conselho da Ordem dos Advogados do Brasil/OAB seccional Alagoas. O evento contou com a participação ativa de secretários de saúde e técnicos dos municípios, do Cosems-AL e da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).

Foram pactuadas na CIB a requalificação do Centro de Reabilitação e Equoterapia Santa Clara de Penedo de CER tipo III para CER tipo IV (modalidades intelectual, física, auditiva e visual), sendo a 2ª no estado nessa modalidade, considerando que a primeira é a de Maceió; bem como a implantação de Unidades Sentinelas para Arboviroses.

Segundo a Sesau, Alagoas foi o primeiro lugar no Brasil a encerrar os casos de arboviroses por critério laboratorial com mais de 30% no indicador.  Com relação à Pactuação do Programa Mais Acesso a Especialidades (PMAE) o assunto foi encaminhado ao Grupo Condutor da PMAE. Na oportunidade foram apresentados o Cuidado compartilhado do recém-nascido pré-termo e baixo peso na etapa do Método Canguru com a Atenção Primária; e sobre a necessidade de intensificação das ações de vigilância em Saúde quanto aos municípios que sofrem durante a seca e estiagem

Outros pontos apresentados e discutidos foram referentes ao fluxo para solicitação e dispensação do Palivizumabe para crianças prematuras com maior risco de desenvolver doenças respiratórias; protocolo de manejo da Infecção do Trato Urinário em gestantes, uma vez que essas infecções acometem entre 10-12% das gestantes e são responsáveis por 10% das hospitalizações na gestação; Projeto Saúde Bem Viver; e o descredenciamento de estabelecimentos de saúde do incentivo de atividade física na APS. Dentre os informes repassados estavam a comunicação da ordem de início de serviço da UBS porte I do município de Mata Grande; e a da UBS Djalma Gonçalves dos Anjos de Piranhas.