O desembargador Celyrio Adamastor assumiu, nesta sexta-feira (14), o cargo de corregedor-geral da Justiça de Alagoas para o biênio 2025-2026, em solenidade realizada no plenário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL). Em entrevista, ele destacou a importância de estabelecer uma colaboração estreita com a Presidência do TJAL, visando manter uma comunicação constante com juízes, servidores e a sociedade.
“Este é um compromisso que assumo com plena dedicação e respeito por esta nobre função. Para isso, um dos meus primeiros desafios será fortalecer ainda mais os mecanismos de controle interno e externo da Justiça, promovendo ações que incentivem a participação cidadã e o aprimoramento contínuo de nossas práticas. Não se trata apenas de supervisionar, mas de construir uma Justiça mais eficiente, ética e respeitada”, afirmou.
Em discurso, o ministro Humberto Martins, representando o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin, desejou uma gestão profícua à nova cúpula, também formada pelo presidente Fábio Bittencourt e pelo vice-presidente, Carlos Cavalcanti. Ao corregedor-geral Celyrio Adamastor, ele aconselhou a busca por uma Justiça célere e efetiva em Alagoas.
“Tenho certeza que desempenhará uma missão de orientação, aprimoramento e correição, objetivando elevar a qualidade, a produtividade, a confiança na magistratura brasileira e alagoana, perante os jurisdicionados e a sociedade, lutando para que a direção tenha, em nome da sociedade, uma Justiça rápida, ética, efetiva, produtiva e de qualidade, sem perder a sensibilidade e o amor às pessoas”, comentou.
Celyrio Adamastor tem 71 anos e dedicou 38 deles à magistratura de Alagoas, sendo quase 9 atuando como desembargador. Assumiu o cargo de corregedor-geral, de maneira administrativa, no mês de janeiro de 2025, e, desde então, tem buscado uma comunicação constante com as entidades que compõem o sistema de Justiça em Alagoas.
“Me coloco à disposição de todos os que necessitam de uma Justiça clara, íntegra e, acima de tudo, justa. E é com esse compromisso que, com o apoio de todos, buscaremos a cada dia fortalecer e aprimorar o sistema judicial, garantindo que ele esteja sempre à altura das expectativas e necessidades do povo”, disse.
Neste curto período, Celyrio Adamastor lançou o Painel de Monitoramento de Soluções Fundiárias, uma ferramenta que permite acompanhar o andamento dos processos fundiários em todas as unidades judiciárias de primeiro grau em Alagoas. O novo corregedor também reafirmou o compromisso com juízes e servidores.
“A Corregedoria, em sua essência, não se limita a fiscalizar, mas também a orientar, a educar, a promover a cultura da ética no Judiciário. Acredito que a melhor forma de corrigir os rumos de um sistema é não apenas apontando erros, mas trabalhando na educação e na formação daqueles que fazem parte dessa grande engrenagem”, concluiu.
A solenidade contou com a presença do governador do estado, Paulo Dantas, do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, de desembargadores de Alagoas e de Pernambuco, como também de familiares e amigos.
Trajetória
O desembargador Celyrio Adamastor Tenório Accioly é natural de Rio Largo, filho do senhor Celyrio Adamastor Barreto Accioly e da senhora Ilza Tenório Accioly. É bacharel em Direito pelo CESMAC e pós-graduado em Direito Privativo, pela Fundação Educacional Jayme de Altavila (FEJAL).
Foi aprovado no concurso para a magistratura em 1986, mesmo ano em que foi nomeado juiz substituto. Atuou em diversas comarcas do interior de Alagoas e tornou-se juiz titular da 2ª Vara de Penedo e da Comarca de Coruripe, sendo aprovado para a 3ª Entrância em 1995, para exercer atividades no 1º Juizado de Pequenas Causas da Capital, atualmente denominado Juizado Especial Cível e Criminal da Capital.
Entre outras atribuições, assumiu a coordenadoria dos Juizados Especiais em Alagoas e foi juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça (TJAL). Também atuou como juiz presidente do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário de Alagoas (GMF) e membro da Comissão do Concurso Público de Provas e Títulos para Provimento de Cargos do Quadro de Pessoal Permanente do Poder Judiciário de Alagoas.
Também atuou como juiz eleitoral em diversas comarcas do interior de Alagoas e, após ser convocado para exercer atribuições no âmbito do 2º grau de jurisdição, como membro temporário do Pleno do TJAL, chegou ao desembargo em 2016, pelo critério de antiguidade. Logo após, foi presidente da Comissão de adesão ao Regime Próprio da Previdência Social (RPPS).
Foi coordenador-geral do NJUS e Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania; supervisor GMF; membro da Comissão de Segurança do TJAL; vice-presidente e membro do Conselho Estadual da Magistratura; e presidente da Comissão de informação e capacitação técnica de Assessores de Segurança do Poder Judiciário do Estado de Alagoas.