Professores de língua inglesa da Rede Estadual de Ensino terão até 17 de março para manifestarem interesse em participar de um curso de aperfeiçoamento no idioma nos Estados Unidos.
A oportunidade é uma iniciativa do Programa Fullbright DAI, uma ação do Departamento de Estado dos Estados Unidos que oferece um intercâmbio para professores do ensino médio da Rede Estadual com todas as despesas pagas.
O edital com mais informações está disponível em https://fulbright.org.br/bolsas-para-brasileiros/chamada-institucional-fulbright-dai-2020/.
Para se candidatar, o interessado deve ser cidadão brasileiro, possuir licenciatura em Língua Inglesa, e ter, no mínimo, cinco anos de experiência no ensino do idioma após a formação.
Além disso, é necessário ser professor efetivo de ensino médio da Rede Pública (no caso de Alagoas, da Rede Estadual), estar em estágio probatório concluído e ter dedicação mínima de 50% de sua carga horária em sala de aula lecionando inglês.
O programa prioriza educadores com pouca ou nenhuma experiência acadêmica ou profissional no exterior.
A edição de 2026 do curso será realizada entre agosto e dezembro, período no qual os selecionados participarão de um semestre acadêmico, incluindo aulas intensivas sobre metodologias de ensino, planejamento de aulas, uso de tecnologias educacionais, liderança, além de um estágio supervisionado em escolas de ensino médio americanas.
Como participar
Caso se encaixe nos requisitos do programa, o interessado deve enviar e-mail para a Gerência Especial de Execução de Programas e Projetos na Rede Estadual (geppre@educ.al.gov.br) com o título:"Fulbright - DAI: estou apto" no corpo do e-mail.
“O candidato deve se identificar com nome completo, escola(s), turma(s) que leciona, gerência e contato solicitando os formulários de inscrição. Só enviaremos formulários para os interessados que preencham todos os requisitos exigidos em edital”, orienta o gerente especial de Execução de Programas e Projetos na Rede Estadual da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Leandro Lima.
As manifestações dos candidatos serão analisadas pela Seduc, que, até o dia 21 de março, informará à Comissão Fullbright os nomes dos quatro professores selecionados para a etapa nacional. Posteriormente, estes professores receberão instruções sobre preenchimento de formulário online e envio de vídeos para a Fullbright.