A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou, na manhã desta terça-feira (11) três estabelecimentos clandestinos no bairro Ponta da Terra, após fiscalização que identificou irregularidades.
De acordo com o chefe especial da Visa Maceió, Airton Santos, nos estabelecimentos interditados eram produzidos e armazendos alimentos e insumos de forma inadequada, podendo causar riscos à saúde do consumidor. Além disso, as instalações foram consideradas insalubres pelos fiscais.
“Os comerciantes possuíam a guarda de carrinhos para ambulantes e comercializavam alimentos perecíveis como milho, pasteis e cana-de-açúcar na orla marítima", informa Airton Santos.
Ainda segundo a equipe de fiscalização, os locais apresentavam condições precárias de higiene, com restos de alimentos espalhados, madeiras e outros entulhos. Os locais foram considerados propícios à proliferação de insetos e roedores. Foi constatada também a existência de esgoto a céu aberto e vazamentos.
“Os alimentos que seriam comercializados na orla estavam armazenados em temperatura ambiente, sem a preocupação de mantê-los sob refrigeração, expondo os mesmos à contaminação e, consequentemente, colocando a saúde da população em risco", finalizou Airton Santos, chefe especial da Visa Maceió.
Os estabelecimentos têm o prazo de até 30 dias para se adequar às exigências sanitárias e solicitar a desinterdição. Caso os estabelecimentos não se adequem, responderão a processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$180 a R$38 mil reais.
*Com assessoria
![](https://cadaminuto-backup.s3.amazonaws.com/imagens/5df04c83-7404-45dd-b1b3-99e0393a87a3.jpeg)
![](https://cadaminuto-backup.s3.amazonaws.com/imagens/341bb998-22e9-4127-9982-221771734cf1.jpeg)
![](https://cadaminuto-backup.s3.amazonaws.com/imagens/92129b91-eca6-4464-9934-11f43c3f4f43.jpeg)
![](https://cadaminuto-backup.s3.amazonaws.com/imagens/042a3a58-fd2d-4946-bc59-6c8fad31de61.jpeg)