A Universidade Federal de Alagoas (Ufal), por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), dá início a uma série de ações voltadas à segurança digital, como parte do projeto Segurança no Elemento Humano. A iniciativa faz parte de um esforço nacional para promover um ambiente digital mais seguro e confiável dentro das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), alertando sobre os riscos da desinformação e da propagação de boatos.
Ao longo das próximas semanas, a Ufal se junta a outras Ifes do Brasil abordando a temática de maneira didática e acessível, com o objetivo de trazer informações essenciais para que estudantes, servidores e a comunidade externa possam identificar, verificar e evitar a disseminação de notícias falsas.
O Projeto Segurança no Elemento Humano tem como propósito educar e conscientizar sobre boas práticas na internet, incentivando o pensamento crítico e o consumo responsável de informações. Para o diretor do NTI, Reinaldo Cabral, é necessário que todos se engajem no projeto para construir um ambiente digital mais seguro. “As ações serão realizadas para a comunidade universitária, a partir de canais de comunicação institucionais, em parceria com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Ufal; mas também para a comunidade externa, em nosso site e perfis nas redes sociais”, reforçou.
Confira a página do projeto Segurança no Elemento Humano e saiba mais.
Os temas previstos para serem abordados pela campanha, no mês de fevereiro são:
O que são boatos e como identificá-los;
Definição de boatos, principais características e sinais que ajudam a reconhecer informações duvidosas;
Como verificar a veracidade das informações: passo a passo para checar fontes, analisar imagens e evitar o compartilhamento de conteúdos enganosos;
Os perigos e consequências de compartilhar boatos: impactos negativos da desinformação, incluindo danos à reputação, pânico coletivo e riscos à saúde pública;
O que são, como identificar e por que evitar: resumo das orientações e estratégias para combater a desinformação no dia a dia.
Para acompanhar as publicações e se manter informado, siga as redes sociais da Ufal e participe dessa iniciativa pela segurança digital.