A qualificação e valorização dos gestores e técnicos municipais de Saúde estão entre as prioridades do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), segundo o vice-presidente da instituição, Rodrigo Buarque, titular do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL), que cumpre agenda em vários estados da federação no acolhimento dos secretários de saúde, considerando o novo ciclo da gestão pública municipal. Na oportunidade, Rodrigo expôs sua experiência sobre financiamento e planejamento em saúde
“O apoio do Conasems aos Cosems dos Estados torna os eventos mais ricos por conhecermos de perto os desafios e fragilidades de cada um e favorece a troca de saberes e experiências, uma vez que a meta principal da instituição é discutir políticas públicas que resultem em qualidade de vida para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de todas as regiões do país”, destacou Rodrigo, enfatizando o empenho e compromisso da presidente do Cosems-PI, Leolpodina Cipriano que, na opinião dele, deve ser replicado em outros Estados.
O coordenador de Apoio Técnico do Cosems-AL e farmacêutico, Joelson Lisboa, ministrou palestra sobre a assistência farmacêutica, temática que, de acordo com ele, é de suma importância para os gestores e técnicos da saúde. “Importante os gestores observarem já no início da Gestão os processos para licitação de medicamentos e verem com a comissão permanente de licitação as possibilidades e modalidades de compra para abastecerem suas farmácias”.
Outro ponto que Joelson salientou foi concernente ao cuidado com o farmacêutico. “Que a Gestão não veja o farmacêutico apenas como o detentor da Gerência de Assistência Farmacêutica (GAF), do estoque e da dispensação do medicamento, mas que esse profissional vai ajudar a Gestão na diminuição de medicamentos e aumento do cuidado dos pacientes”, concluiu Joelson.