O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e prefeito de Coruripe, Marcelo Beltrão, cumpriu uma intensa agenda de reuniões com representantes de órgãos de controle e fiscalização, reforçando o compromisso da entidade em promover uma gestão pública transparente e eficiente nos municípios alagoanos. As visitas incluíram encontros com o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL), a Escola de Contas, o Ministério Público de Contas, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU).

Formas de manter a interlocução permanente com o TCE-AL, principalmente no que diz respeito à qualificação das equipes municipais, foi o tema central do encontro foi entre o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, e do Tribunal, conselheiro Fernando Toledo e do Procurador Chefe do Ministério Público de Contas, Ênio Pimenta.

Em reunião com o vice-presidente do TCE-AL, conselheiro Otávio Lessa, Marcelo Beltrão tratou da campanha para destinação de parte do Imposto de Renda aos Conselhos Municipais da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa. A iniciativa busca fomentar ações e projetos sociais que garantam os direitos da população vulnerável. “Essa destinação é uma forma legal e segura de apoiar o trabalho dos conselhos de direitos nos municípios alagoanos, promovendo o bem-estar das comunidades locais”, destacou Beltrão. O conselheiro Otávio Lessa reforçou a importância do engajamento dos prefeitos e sugeriu a realização de um seminário para incentivar a criação de fundos municipais específicos para essa finalidade.

Ao lado do gerente de Apoio Institucional da entidade, Pedro Ferro, Marcelo Beltrão esteve reunido com a direção da Escola de Contas do Tribunal de Contas de Alagoas para discutir o fortalecimento da parceria entre os órgãos. O objetivo é aprimorar e ampliar a oferta de capacitações voltadas para servidores municipais, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente e qualificada. A reunião contou com a participação da diretora-geral da Escola de Contas, conselheira Cleide Maria Bezerra, do diretor técnico da instituição, Perroneo Tojal, da assessora especial da Escola de Contas, Ana Cláudia Rodrigues Barros, da gerente de Comunicação da AMA, Zélia Cavalcanti, e do controlador-geral do município de Jequiá da Praia, Marçal Aranha.

Com o secretário de representação do Tribunal de Contas da União (TCU) em Alagoas, Diogo Padilha, o encontro reforçou a importância do diálogo entre as instituições e do fortalecimento da parceria para aprimorar a transparência e a eficiência na gestão municipal.

Encerrando a série de encontros, Marcelo Beltrão recebeu o superintendente regional da CGU, Nelton Martins Yin Filho, que destacou a importância de capacitar os gestores municipais na correta aplicação das emendas parlamentares. “Queremos, cada vez mais, criar uma proximidade entre os municípios e os órgãos de controle, porque existe uma boa vontade política dos prefeitos em trabalhar com responsabilidade e transparência”, afirmou Beltrão. Nelton Martins lembrou ainda que a CGU está à disposição da AMA para futuras parcerias e convidou o presidente para visitar a nova sede do órgão em Maceió.