O blog posta ipsis litteris  a nota enviada , com esclarecimentos, pelo Natalício Vieira , assessor de comunicação. Leia abaixo:

Segue uma nota da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) sobre a matéria 'A família de Anna Cecillya nunca mais será a mesma.'- afirma, delegada Sheila, deputada estadual, por Minas Gerais, veiculada no blog Raízes da África. 

Nota Secdef

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), responsável pela política da criança e do adolescente em Alagoas, tem desenvolvido ações e programas para combater a violência sexual e outras formas de violência contra esse público.

O Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes (Crad), parte da estrutura da Secdef, oferece atendimento integral e multiprofissional (psicológico, social e jurídico) a crianças e adolescentes em situação de violência, e em 2024 atendeu mais de 470 casos, com 37,72% relacionados à violência sexual.

Além dos atendimentos, o Crad, em parceria com a Superintendência de Promoção, Fortalecimento e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, tem capacitado profissionais para atuarem na prevenção e no combate à violência sexual nos municípios. Foi desenvolvido um material metodológico para trabalhar a autoproteção e a prevenção à violência sexual com o público infantojuvenil, utilizado na campanha "Todo dia é 18 de Maio".

O Kit Trilha da Cidadania é composto por materiais lúdicos e interativos, como jogos e histórias, que abordam temas como direitos humanos, autocuidado e identificação de situações de risco. O material é adaptável para diferentes faixas etárias e necessidades, incluindo crianças e adolescentes com deficiência.

Para disseminar os kits e capacitar os profissionais, foram realizadas as oficinas "Construindo saberes para proteção de crianças e adolescentes", que formaram mais de 600 profissionais em todo o estado de Alagoas no primeiro semestre de 2024, com previsão de continuidade em março de 2025.

A Secdef também promoveu capacitações para conselheiros tutelares sobre o uso do novo Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia) e sobre medidas de proteção, visando uma atuação mais qualificada e humanizada. Sendo assim, consideramos fundamental o engajamento de toda a sociedade no combate à violência contra crianças e adolescentes, e por isso divulgamos as formas de violência e os canais de denúncia em todas as suas ações.

O objetivo da Secdef é garantir que nenhuma criança ou adolescente seja vítima de violência em Alagoas, e que o dia 18 de maio seja um alerta constante para a importância da proteção da criança e do adolescente.

Quaisquer dúvidas estou à disposição.

Com os melhores cumprimentos, 

Natalício Vieira