De autoria da deputada estadual Cibele Moura (MDB), a Lei 9.365, de 3 de setembro de 2024, que estabelece o critério regional para acesso às universidades públicas estaduais, garantiu o ingresso recorde de estudantes alagoanos nos cursos superiores ofertados pela Uncisal (Universidade Estadual de Ciências da Saúde). O resultado do processo seletivo foi divulgado nessa terça-feira (4).

Nas redes sociais, estudantes, professores e a própria parlamentar comemoraram o dia, considerado histórico, uma vez que todos os aprovados no curso mais concorrido da universidade, o de Medicina, são alagoanos ou cursaram integralmente o ensino médio no Estado.

“Minha lei do Critério Regional já está garantindo mais alagoanos nas universidades! O alagoano vai fazer medicina na Uncisal. Esse é o resultado da Lei do Critério Regional, de minha autoria, que aprovamos na Assembleia, e começou a valer agora. O resultado do vestibular mostrou uma entrega impressionante das vagas para os alagoanos e era isso que a gente esperava. Em medicina, todo mundo vai ser de Alagoas, fazendo com que a gente forme médicos alagoanos e que, muito provavelmente, atuarão aqui em Alagoas”, destacou Cibele.

Parabenizando os aprovados, a deputada acrescentou que, em todos os cursos da Uncisal, a prevalência será de alagoanos: “Teremos muito mais alagoanos do que nos vestibulares anteriores, e é por isso que eu luto. É para a educação do alagoano, é para que a gente forme pessoas de Alagoas para cuidar de Alagoas. Contem comigo, esse é o meu trabalho”.

Vários estudantes e professores, entre eles o professor Thiago Abel, de Arapiraca, ressaltaram a contribuição da lei do critério de inclusão para o resultado.

Ele destacou o orgulho de ver uma parlamentar abraçar as causas reais e urgentes que a educação precisa: “Deputada Cibele Moura, quando vier a Arapiraca, faço questão de lhe agradecer pessoalmente em nome dos meus inúmeros alunos que sabem o quanto essa lei é grandiosa e valiosa para o futuro das profissões acadêmicas em nosso estado. Orgulho define.”.

A Uncisal foi a primeira universidade pública estadual de Alagoas a adotar o critério, que consiste em um acréscimo de 10% sobre a nota resultante da média aritmética das notas obtidas no Enem 2024 pelos candidatos que se enquadrem como beneficiários da lei (sejam residentes em Alagoas e que, cumulativamente, sejam naturais de Alagoas ou que, não sendo, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas regulares e presenciais do Estado).