Atualizada às 12h37

Devido às fortes chuvas que caíram em Maceió na manhã desta quarta-feira (5), o nível do Riacho Salgadinho, no bairro do Poço, subiu e chegou a transbordar. Com a forte correnteza, os cágados que habitam o riacho saíram para a rua e passaram a transitar entre os veículos. 

Atendendo a um pedido do Ministério Público Estadual (MPE), equipes do Instituto Biota foram acionadas para realizar o resgate de 23 animais. O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) também colaborou nas operações de resgate.

A Comissão de Bem-Estar Animal da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB) realizou audiência com o promotor Alberto Fonseca, que mobilizou a força-tarefa para o resgate dos cágados, interdição da rua e encaminhamento para o instituto Biota. 

O biólogo e coordenador do instituto, Bruno Stefanis, informou que será realizada uma análise nas margens do rio Salgadinho, próximo à praia, para tentar resgatar os animais que foram arrastados pelas correntezas.

Ainda de acordo com o biólogo, jogar os animais nunca foi uma opção viável. Além disso, eles estavam tentando fugir da correnteza, o que dificultou até mesmo uma abordagem mais cuidadosa durante o resgate.

Os animais resgatados foram encaminhados para o CETAS IBAMA/IMA, localizado no bairro do Farol. 

Veja o vídeo:

https://youtube.com/shorts/5PSq3fxGyEk