A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH/AL), por meio da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN), emitiu um alerta vermelho nesta quarta-feira (5) devido às fortes chuvas que atingem o estado. A previsão é de precipitações intensas até quinta-feira (6), com risco elevado de alagamentos e deslizamentos em diversas regiões.
A previsão indica elevados acumulados de chuva, acompanhados por rajadas de vento e trovoadas, especialmente nas regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata, Agreste e Baixo São Francisco.
O fenômeno climático responsável por essa instabilidade é a atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que favorece a formação de áreas de instabilidade e nebulosidade convectiva na região Nordeste. Em Alagoas, a chuva já tem causado transtornos em áreas urbanas, onde o risco de alagamentos é maior devido a problemas de drenagem.
Riscos associados
De acordo com o alerta, há risco significativo para alagamentos, especialmente em áreas com deficiência no escoamento da água. Além disso, a elevação de pequenos riachos e a saturação do solo aumentam a possibilidade de deslizamentos de terra em áreas de encosta.
Apesar do volume expressivo de precipitação, até o momento, não há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do estado. A SPDEN segue monitorando as condições meteorológicas e pode emitir novas atualizações conforme a evolução do quadro climático.
A recomendação das autoridades é que a população fique atenta a áreas de risco e acompanhe as informações atualizadas no site da SEMARH (Previsão do Tempo e Monitoramento Hidrológico).