O deputado federal Marx Beltrão (PP) criticou o aumento dos juros no país e destacou que “em março deve vir mais aumento por aí. Em fevereiro a taxa Selic já aumentou em 1% saindo de 12,25% para 13,25% ao ano. Agora, para março, esta taxa deve aumentar de novo passando para 14,25%, ganhando mais um ponto percentual. Isto é uma clara demonstração de que o governo Lula ‘patina’ cada vez mais e está perdido sobre como reverter a piora da situação econômica nacional”, declarou o deputado.

A Selic, taxa delimitada pelo Banco Central (BC), é a taxa básica de juros da economia brasileira. O aumento desta para 13,25% tem gerado preocupações sobre os impactos na economia, especialmente nos custos de financiamentos e no consumo. Basicamente, quando o Banco Central a aumenta, ocorre a redução do consumo e os investimentos. Especialistas apontam que a Selic mais alta encarece o crédito. Assim, os empréstimos e os financiamentos ficam mais caros. Isso acaba reduzindo o consumo da população, que passa a ter maiores taxas para financiar e parcelar uma compra.

Nesta terça-feira (4) o Banco Central revelou que deve aumentar a taxa Selic em mais um ponto percentual em sua próxima reunião, que acontecerá em março. Isso é o que diz a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, colegiado que define o valor da taxa. Com isso, a expectativa é que a Selic alcance os 14,25%, sendo que a última vez em que a taxa esteve nesse patamar foi em outubro de 2016. Naquela ocasião, a taxa básica de juros passou mais de um ano nesse percentual, tendo sido alçada a 14,25% ainda em julho de 2015, no governo da ex-presidente Dilma Rousseff.

“A gente sabe que taxa de juro mais alta significa crédito mais caro com enfraquecimento do poder de compra dos trabalhadores. O financiamento da casa própria, de carros, de motos e de tudo vai ficar ainda mais difícil. O governo Lula está à deriva no campo econômico. Vamos levar este alerta para o Congresso Nacional, para que sejamos ouvidos e para que o governo possa corrigir esta postura que só tem prejudicado a população de nosso país”, disse Marx Beltrão.