Os secretários municipais de Saúde aprovaram nesta segunda-feira (3) - sem objeção - a recomposição dos membros da Diretoria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL) na primeira assembleia de 2025 da entidade. A reunião aconteceu de forma híbrida na Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e da Inovação (SECTI), em Jaraguá, Maceió-AL.
Na oportunidade, o presidente do Cosems-AL, Rodrigo Buarque, deu as boas-vindas aos novos e antigos diretores da instituição e anunciou que em 2025 segue com a agenda de visita às pastas da saúde com a estratégia de conhecer in loco as realidades dos municípios alagoanos e discutir as pautas pertinentes a cada um. Rodrigo ressaltou que o Cosems-AL é a casa dos secretários de Saúde e que a Diretoria e equipe técnica estão disponíveis para recebê-los.
Rodrigo também divulgou a Oficina de Comunicação, bem como o Seminário direcionado aos farmacêuticos dos municípios. A vice-presidente do Cosems-AL, Paula Gomes, parabenizou os novos diretores enfatizando que o SUS é uma máquina de fazer o bem para quem estiver disposto a enfrentar o desafio diário. “Saúde pública só se faz de forma ascendente, começando as discussões de forma regional, depois estadual e nacional”, destacou Paula, convidando os secretários de Saúde para participarem do Cursos Ser Gestor SUS que, de acordo com ela, dispõe de todas as ferramentas para aprimorar os conhecimentos e fortalecer a saúde pública.
Na Diretoria Executiva estão o presidente Rodrigo Buarque; a vice Paula Gomes; secretário geral Ednaldo Trajano; 1ª secretária Maria Zilda Ferreira; diretor financeiro Bruno Lima; e a tesoureira Edijária Camilo. No Conselho Fiscal tem como titulares Chirley Rocha; Rafaela Albuquerque; Sônia Moura; como suplentes Felipe Regueira; Daniele Lobo; e Isabelle Vasconcelos. Os vice-presidentes regionais são na 1ª RS Pedro André Moraes; na 2ª Maria do Carmo Barbosa; na 3ª Nilza Malta; na 4ª Júnior Lima; na 5ª Sônia Tenório; e na 6ª Maykon Beltrão.
Já na 7ª; Valdice Gomes; na 8ª Syntia Correia; na 9ª Bruno Galindo e na 10ª Haragonês Cavalcante. Durante a assembleia foi aprovado o novo regimento da Comissão Intergestores Regional. A secretária de Saúde de Dois Riachos, Edijária Camilo afirmou que está sendo preparado para os municípios um curso de capacitação sobre equidade, cujo objetivo é capacitar os profissionais e, posteriormente, os usuários para que sejam implantados os comitês da população negra. Edijária foi selecionada para fazer uma especialização nessa temática pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC).