O senador Renan Calheiros (MDB) vai presidir a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado. A informação foi confirmada pelo líder do MDB, Eduardo Braga (AM), após a eleição para a presidência da Casa, ocorrida no sábado (1º).
O Senado terá 16 comissões permanentes. Em pelo menos sete delas, já há parlamentares cotados para assumir a presidência dos trabalhos. Alguns nomes foram anunciados pelos líderes partidários durante a sessão que elegeu o senador Davi Alcolumbre para a Presidência.
Segundo o líder do MDB, senador Eduardo Braga (AM), além de Renan Calheiros para a CAE, Marcelo Castro (MDB-PI) deve ficar à frente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e um outro senador da legenda vai comandar a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional, o nome ainda não foi anunciado. .
De acordo com o Regimento Interno do Senado, os líderes partidários devem encaminhar à Mesa a lista dos parlamentares titulares e suplentes de cada comissão. Após a designação dos membros, cada colegiado deve se reunir em até cinco dias úteis para a instalação dos trabalhos e a eleição do presidente e do vice-presidente.
A votação é secreta. Em caso de empate, a eleição deve ser repetida no dia seguinte. Se houver novo empate, é considerado eleito o parlamentar mais idoso. Entre outras funções, o presidente de cada colegiado deve:
- dirigir os trabalhos da comissão;
- designar relatores para as matérias;
- resolver questões de ordem;
- convocar reuniões; e
- desempatar votações abertas.
*com informações da Agência Senado