O prefeito Lucas Santos entregou, na última sexta-feira (31), uma nova e ampla praça no Povoado Quilombo Mumbaça, interior de Traipu. A inauguração aconteceu dentro da programação da tradicional Festa de Nosso Senhor dos Pobres, que acontece anualmente na localidade.
De acordo com Lucas Santos, a praça é mais que uma obra, é a realização de um compromisso que ele havia feito com a localidade. Batizada de Praça Cícero Hipólito de Souza, o local foi completamente revitalizado e ampliado, recebeu iluminação e paisagismo modernos, limpeza e manutenção nas vias de entorno, espaços com brinquedos para crianças e ampla área de convivência e lazer para a população.
“É uma satisfação para mim entregar essa praça para o Quilombo Mumbaça, justamente no período em que a localidade realiza uma das suas mais importantes e tradicionais festas, que é a de Nosso Senhor dos Pobres. É uma felicidade como prefeito vir aqui entregar uma obra que foi um compromisso que assumi durante campanha. Aqui será um espaço de lazer, de encontro e de reviver um pouco da história do Quilombo Mumçaba. Fiquei muito contente com essa obra e estou feliz demais em entregá-la”, disse o prefeito Lucas Santos.
Entre os presentes no evento estavam: o vice-prefeito de Traipu, Wagner Santos, o presidente do Conselho Municipal de Gestão, Marcos Santos, e sua esposa, Juliana Kummer, familiares do senhor Cícero Hipólito de Souza (que deu nome à praça), além de secretários e vereadores municipais.
Após a solenidade de inauguração, que aconteceu depois da programação religiosa diária da festa de Nosso Senhor dos Pobres, o cantor Willy Vaqueiro e a cantora Walkyria Santos realizaram shows musicais.
Festa de Nosso Senhor dos Pobres
Uma das mais tradicionais festas do interior de Traipu, a Festa de Nosso Senhor dos Pobres já faz parte do calendário cultural e religioso do município e da localidade. As celebrações acontecem durante dias, sendo o dia do padroeiro comemorado no dia 2 de fevereiro.
A festa atrai romeiros de vários estados, que chegam ao povoado de excursão, de carros e até a cavalo. Centenas de pessoas pagam promessas, deixam objetos no santuário e visitam a Fonte Milagrosa Senhor dos Pobres, fazendo suas orações e pedidos, buscando um milagre individual e renovando sua fé.
A festividade movimenta o comércio, o turismo e se destaca pela forte presença cultural e religiosa. O Quilombo Mumbaça tem lindas paisagens naturais e uma imensa tradição histórica, importante para o município e para o país. No ano passado, a localidade recebeu o Selo Quilombo Brasil, e foi reconhecido oficialmente pelo Governo Federal como uma das comunidades quilombolas do país.