O presidente da AMA, prefeito Marcelo Beltrão lançou, nesta segunda, um grande pacto pela Educação. Uma meta ousada para elevar a nota do IDEB das séries iniciais de 6 para 7 e nas séries finais de 5 para 6. Em 2025 escolas de todos os municípios serão novamente avaliadas e esse é o momento para que os municípios evoluam e façam Alagoas chegar em primeiro lugar no ranking nacional, ultrapassando o Paraná e o Ceará. Enfático, o prefeito disse “sim! Nós podemos”.

Beltrão tem se destacado por essa identificação com educação de qualidade porque acredita que ela é um investimento importante para o povo. A AMA vai trabalhar junto aos municípios para entregar a sociedade índices de excelência que já existem em várias cidades brasileiras. “Com todos os esforços que os municípios já tiveram, com toda a política que já foi iniciada, de 2005 a 2023, que foi a última avaliação, nós pulamos de 27º do último lugar para o 9º lugar no ranking”, assegurou o presidente. “Nós temos a meta de fazer uma educação que transforma e gestões que inspiram”, complementou Beltrão.

Além de lançar o Pacto, o presidente da AMA fez uma apresentação detalhada do atual cenário dos indicadores educacionais para que prefeitas e prefeitos entendam a necessidade dessa iniciativa.

O presidente da Undime, Djalma Bárros ressaltou que essa luta é de todos, bem como os resultados positivos já alcançados. “Os municípios precisam estar no lugar que é deles por direito, no primeiro plano, por toda evolução educacional”, enfatizou.

A ideia do Pacto empolgou prefeitos e secretários. O vice-presidente Jorge Dantas destacou a iniciativa ao dizer que esse é um tema que toca profundamente a todos porque no final o objetivo é cuidar do futuro das crianças. O prefeito de Campestre, Neto de Pino, de Jundiá, Jorge Galvão e de Campo Alegre, Pauline Pereira, além de secretários destacaram a importância do tema na abertura dos trabalhos da AMA e contribuíram com sugestões.

Prefeitas e prefeitos pactuaram que até o início de março todos devem se manifestar para que a AMA inicie as articulações para parcerias com instituições e universidades para apoiar os municípios.

A secretária de Educação de Santana do Mundaú, cidade que teve a maior evolução no Ideb em Alagoas, Daniela Márcia, classificou a reunião “como um dia histórico”. Ela também apresentou como o município conseguiu bater todas as metas, a partir de estratégias simples e possíveis. O presidente Marcelo Beltrão fez questão de homenagear a iniciativa.

Cinco escolas das cidades de Coruripe, Teotônio Vilela e União dos Palmares também foram homenageadas e secretárias municipais e diretores receberam da AMA e Undime troféu e certificado de reconhecimento pelo desempenho na Escola 10.