Durante o mês de janeiro de 2025, foram realizados 3.716 atendimentos para atender e solucionar demandas na rede de iluminação pública nos bairros da capital alagoana. Os dados são da equipe de fiscalização e manutenção da  autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina). 

Os problemas na iluminação pública costumam estar relacionados a luminárias apagadas, intermitentes ou acesas durante o dia, além de situações como vandalismo e necessidade de reposição de cabeamentos.

O bairro Cidade Universitária foi o que mais recebeu atuações das equipes da Ilumina, com 389 atendimentos, sendo seguido pelo Benedito Bentes e Jatiúca, com 265 e 196 serviços, respectivamente.

A população tem papel fundamental na eficiência da fiscalização dos equipamentos, já que existem canais de atendimento para acionar, gratuitamente, os serviços da Ilumina. Um dos mais conhecidos e utilizados é o app Ilumina Maceió, que recebeu 2.043 chamados para atendimento apenas no primeiro mês de 2025.

No aplicativo, o usuário informa o tipo de ocorrência pelo endereço completo, com ponto de referência. Pode também apontar a localização via mapa interativo ou até mesmo indicar pela plaqueta de identificação, presente em todos os postes da rede, qual o equipamento necessita de intervenção. A ocorrência registrada vai direto para as equipes de manutenção, que têm 72 horas para atendê-la.

Para o diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, a comunicação entre a população e a Autarquia é um ponto importante para continuar garantindo a eficiência dos equipamentos de iluminação pública. “É motivo de grande orgulho ver que há um alto registro de demandas atendidas, o que assegura que estamos cumprindo o nosso papel com qualidade e a maior rapidez e eficiência possíveis. A população se sente cada vez mais confiante para acionar a Ilumina faz com que os atendimentos sejam bastante precisos, já que a equipe vai saber exatamente o local que está precisando dos nossos serviços.”

A central telefônica da Ilumina está temporariamente indisponível e, por isso, a população pode ligar para o número alternativo 0800 545 1160. Um outro meio de comunicação também é o atendimento presencial, na sede da Ilumina, localizada na Rua Coronel Pedro Lima, 28, no bairro do Jaraguá. 

*Com Assessoria