Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (3) pela cúpula da Segurança Pública, o secretário executivo de Gestão Interna da pasta, delegado José Carlos, anunciou que Alagoas registrou, em janeiro de 2025, o menor número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) desde o início da série histórica, em 2012.
De acordo com o secretário, foram contabilizados 92 casos, o que representa uma redução de mais de 11% em comparação com o mesmo período de 2024. Este também foi o primeiro mês da série histórica a registrar menos de cem homicídios.
“Neste mês de janeiro de 2025, tivemos 92 casos, o que marca o primeiro mês da série histórica com menos de 100 homicídios, menos de 100 CVLIs”, afirma o delegado.
“O ano anterior já foi o melhor ano da história; em 2024, nenhuma outra gestão da secretaria ou qualquer outra formação policial conseguiu reduzir o número de CVLIs da maneira que fizemos no ano passado”, acrescenta.
O secretário executivo destacou que essa redução resulta em “mais vidas salvas, mais pessoas indo trabalhar de manhã e retornando para casa para estar com suas famílias.”
Os CVLIs incluem homicídios, feminicídios, roubos seguidos de homicídios (latrocínios) e lesões corporais seguidas de morte.
Os dados completos sobre os CVLIs de janeiro serão divulgados em breve, durante evento com a presença do governador Paulo Dantas (MDB).