O Corpo de Bombeiros de Alagoas registrou 247 ocorrências de incêndio em janeiro de 2025. Desse total, 117 foram na Região Metropolitana de Maceió, sendo 97 apenas na capital alagoana.
Além de Maceió, outros municípios também apresentaram números expressivos. União dos Palmares contabilizou 24 ocorrências, seguida por Arapiraca, com 21 casos, e Palmeira dos Índios, com 18. Já Marechal Deodoro e Penedo registraram 13 incêndios cada.
Segundo os dados da corporação, a maioria das ocorrências foi relacionada a incêndios em vegetação, totalizando 106 casos. Em seguida, aparecem os incêndios em edificações, com 57 registros, e aqueles que atingiram meios de transporte, somando 21 ocorrências.
Esses números, que podem ser reflexo de fatores como o tempo seco, queimadas irregulares e falhas em instalações elétricas, demonstram a necessidade de ações contínuas para conscientizar a população sobre os riscos e a adoção de práticas seguras para evitar tragédias.
O alto índice de ocorrências reforça a necessidade de medidas preventivas para reduzir os riscos e minimizar os danos causados pelo fogo e o CBMAL reforça a importância da prevenção e do acionamento imediato do socorro em casos de incêndio. Para evitar queimadas irregulares, a corporação recomenda que a população não utilize fogo para limpeza de terrenos e áreas de cultivo, além de descartar corretamente materiais inflamáveis. Já no caso de edificações, é fundamental manter revisões periódicas em instalações elétricas, evitando sobrecarga e curtos circuitos, principais causas de incêndios residenciais e comerciais.
Outro ponto importante destacado pelos bombeiros é o perigo dos incêndios em meios de transporte. Problemas mecânicos, vazamento de combustível e curtos circuitos são algumas das causas mais comuns. Para reduzir os riscos, é fundamental que os motoristas realizem manutenções periódicas em seus veículos, além de manter extintores de incêndio dentro do prazo de validade.
Diante do alto número de ocorrências, o CBMAL reforça que está à disposição da população 24 horas por dia e pode ser acionado pelo telefone 193 em qualquer situação de emergência. A corporação também realiza campanhas educativas para ensinar práticas seguras e reduzir os riscos de incêndios em todo o estado.
*Com Assessoria