A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) realizou na noite dessa sexta-feira (31) a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), turma 2024. O evento ocorreu no auditório do Tribunal de Justiça de Alagoas, no Centro de Maceió, e coroou os esforços de capitães da PM-AL, além de oficiais do Corpo de Bombeiros alagoano e das coirmãs do Acre, Rio de Janeiro, Sergipe, Bahia e Piauí. 

Após o momento de oração, conduzido pela capelania, foi realizada a homenagem ao veterano, prestando as devidas honras por todos os militares presentes ao coronel da reserva remunerada (R/R) Jurandir Araújo, ao coronel R/R Falconi, ao coronel R/R Marcel Fortes; ao coronel R/R Mário Jorge; ao tenente R/R Maurício Xavier e ao subtenente R/R Geraldo Francelino. O momento contou com a participação dos filhos de algum dos veteranos, capitães que estão entre os concluintes da turma. 

A celebração também reconheceu o esforço dos três primeiros colocados, agraciados com diplomas. Os capitães Sebastião Grangeiro e Diego Bruno Barbosa, ambos da PM-AL e a capitã da PM da Bahia, Tatiana Soares - primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente - receberam os certificados das autoridades presentes no evento. Além disso, profissionais que participaram da etapa de conhecimento também tiveram suas contribuições reconhecidas.

Durante a solenidade, familiares do tenente-coronel Jozinaldo Anízio, que emprestou seu nome à turma, receberam homenagens in memoriam.

A capitã da PM-AL Camila Albuquerque estava entre os concluintes e destacou a relevância do período de curso para sua formação profissional.

“É um momento importante, em que começamos a pensar no comando estratégico e tomada de decisões no âmbito da corporação. As instruções, os relacionamentos e a troca de experiências serviram para nos impulsionar a vivência de mais comprometimento e mais responsabilidade, em busca de oferecer cada vez um melhor serviço à sociedade”, pontuou.

A solenidade foi presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, que destacou a importância da qualificação para a carreira militar.

“Este é mais um degrau que os senhores avançam e tenho certeza que os conhecimentos adquiridos neste curso irão acompanhá-los durante a jornada. Que continuem firmes, sempre em aperfeiçoamento e comprometidos em adquirir e repassar conhecimentos”, disse aos formandos.

A mesa de honra foi composta, ainda, pelo desembargador Carlos Cavalcanti; pelo comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, coronel Sérgio Verçosa; pelo subcomandante da PM-AL, coronel Neyvaldo Amorim; representando a PM do Rio de Janeiro, coronel Cristiano Gaspar; a PM do Acre, coronel Mário Jorge; a PM de Sergipe, coronel Carlos Rolemberg; o diretor de Logística, coronel Carlos Azevedo; o comandante da Academia Militar, tenente-coronel Mário Xavier; o diretor de Ensino, tenente-coronel Sérgio Galvão; a diretora de Comunicação, tenente-coronel Josiene Lima; o deputado estadual Cabo Bebeto e o professor Eraldo Ferraz.

O curso

O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais habilita capitães da PMAL e de instituições coirmãs a estarem aptos aos cargos de comando destinados a oficiais-superiores. Neste ano, o curso teve duração de 620 horas/aulas. A etapa começou em julho de 2024 e seguiu até janeiro de 2025 com instruções teóricas e práticas.

O CAO tem o objetivo de aperfeiçoar e dar continuidade na formação de capitães, preparando-os para assumir funções na gestão estratégica das corporações. Com o curso, os oficiais passam a estar habilitados até o posto de tenente-coronel.