A disputa ao Governo de Alagoas pode ser bem mais acirrada do que o esperado. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), afirmou que não descarta a possibilidade de concorrer ao Executivo estadual.
Lira deu a declaração em entrevista ao jornal O Globo, nesta sexta-feira (31). Ele completou afirmando que enfrenta cobranças por ascender a cargos majoritários, como governador ou senador, mas ressaltou que a decisão dependerá do seu grupo político.
“A vida em Alagoas é de muito trabalho. Sempre há cobranças por ascensão a cargos majoritários, como governador, vice ou senador. Isso depende do grupo político, mas há possibilidade”, declarou.
A declaração de Lira surpreende, pois ele é aliado político de JHC (PL), prefeito de Maceió, e um dos nomes cotados para disputar o governo do estado. Além disso, o presidente da Câmara também é adversário “ferrenho” dos Renans (Calheiros e Filho), cujo partido (MDB) deve apontar um candidato forte para a disputa. Especula-se que o próprio Renan Filho, ex-governador, deixe o Ministério dos Transportes para tentar um novo mandato.
Até as definições, muita coisa pode acontecer. Lira vai deixar o comando da Câmara dos Deputados, neste sábado (1), quando ocorre a eleição para a presidência da Casa e do Senado, em Brasília. Segundo bastidores do governo federal, o alagoano é cotado para assumir um ministério. Também há relatos de que ele concorrerá a uma vaga no Senado, no próximo pleito.
Questionado sobre eventuais convites para integrar o governo, Lira desconversou e disse que nada foi conversado, dando a entender que o assunto é mera especulação.
“Não tenho respostas para algo que nunca foi conversado. Minha obrigação é deixar a presidência com a cabeça erguida, com a sensação de dever cumprido”, pontuou.