O programa Cidades Intermediadoras, criado pela Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR), será implementado em 13 municípios de Alagoas, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e reduzir as desigualdades entre cidades da região. 

A iniciativa, que abrange mais de 100 municípios no Nordeste, visa aliviar a pressão nas grandes metrópoles, ao fortalecer as cidades intermediárias, proporcionando mais oportunidades de trabalho, renda, e melhor infraestrutura urbana e econômica.

De acordo com a titular da SDR, Adriana Melo, o Nordeste apresenta um grande potencial que ainda está subutilizado. “Apesar de as capitais desempenharem um papel fundamental, muitas cidades ainda carecem de infraestrutura para atrair grandes obras e serviços. O programa busca conectar essas cidades e promover uma dinâmica mais interiorizada e capilarizada”, afirma.

Em Alagoas, os municípios contemplados são: Campestre, Colônia Leopoldina, Jacuípe, Japaratinga, Jundiá, Maragogi, Matriz de Camaragibe, Novo Lino, Passo de Camaragibe, Porto Calvo, Porto de Pedras, São Luís do Quitunde e São Miguel dos Milagres. A meta é integrar essas regiões e proporcionar um ambiente mais favorável para o crescimento de serviços e negócios locais.

A SDR destaca que a iniciativa vai fortalecer as políticas setoriais federais, que serão coordenadas entre a União e os demais entes federativos, impactando positivamente a infraestrutura e a qualidade de vida das comunidades.

 

*Com Brasil 61