Atualizada às 15h07
Em um intervalo de menos de 24 horas, três filhotes de peixe-boi foram encontrados mortos neste domingo (26), em Maceió. O primeiro encalhe ocorreu na foz do rio Pratagy, na praia de Riacho Doce, e o segundio e terceiro na foz do rio Riacho Doce, no mesmo local.
De acordo com informações do Instituto Biota, os animais estavam recém-nascidos e foram recolhidos para necropsia. O objetivo é identificar a causa da morte dos filhotes. O biólogo e coordenador do instituto, Bruno Stefanis, informou que serão feitos teste de DNA para saber se os bichos são irmãos.
Os peixes-bois são mamíferos marinhos pertencentes à ordem Sirenia, conhecidos por sua natureza pacífica e sua capacidade de viver em águas rasas e costeiras. No Brasil, a espécie mais comum é o peixe-boi-marinho (Trichechus manatus), que habita principalmente as regiões costeiras do Nordeste, incluindo o litoral de Alagoas.
Outro caso
Em outubro de 2024, um caso muito semelhante ocorreu na praia do Mirante da Sereia, em Maceió, quando um filhote de peixe-boi fêmea foi encontrado em avançado estado de decomposição. O animal apresentava sinais de deterioração significativos, como ausência de olhos e desprendimento de pele.
A necropsia revelou lesões pulmonares compatíveis com pneumonia e a presença de fecaloma no intestino, mas, devido ao estágio avançado de decomposição, não foi possível identificar a causa da morte.