A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), em parceria com a Universidade de Ciências de Saúde de Alagoas (Uncisal) e Secretaria de Estado da Primeira Infância (Secria), promoveu, nesta sexta-feira (24), mais uma etapa do curso de Atenção Integral às Doenças Prevalentes da Infância (AIDPI) neonatal.
O curso é voltado para profissionais de enfermagem que atuam nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) nos 102 municípios alagoanos e foi ministrado na Uncisal, no bairro do Trapiche.
Segundo a enfermeira e assessora técnica do setor de Supervisão de Cuidados da Mulher, Criança e Adolescente (Sumca) da Sesau, Rosilene Valentin, a iniciativa tem como objetivo capacitar, otimizar as ações de prevenção e promoção à saúde e potencializar a consulta de enfermagem neonatal, de 0 a 2 meses de idade.
“O curso prepara os profissionais para avaliar questões relacionadas à amamentação, infecção, desidratação, os qualificando para fazer o atendimento e encaminhamento, quando necessário, para os demais níveis de atenção”, explicou Rosilene.
Já para a docente do curso de enfermagem da Uncisal e professora do curso, Maria Rosa da Silva, a iniciativa é importante, pois amplia o alcance do atendimento em enfermagem promovendo saúde e bem-estar para a população. “Estamos capacitando profissionais que atuam na atenção primária, ampliando seu espectro de atuação o que promove mais segurança clínica para todos os pacientes”, reforçou a professora.