A psicóloga clínica Cléia Santos alerta sobre a necessidade do tempo de descanso e das férias na vida dos trabalhadores formais e informais. Segundo ela, o sentimento de super produtividade pode ser prejudicial para a saúde:
"Temos uma cultura de super produtividade. As redes sociais estimulam isso, pois, toda vez que você entra no Instagram, há alguém se mostrando muito produtivo. Devemos aproveitar os momentos de descanso e férias. Se obrigar a estar produtivo o tempo todo pode ser prejudicial à saúde mental", disse ela.
Cléia também esclareceu que, atualmente, a rotina acelerada pode fazer as pessoas se sentirem culpadas por estarem descansando:
"Muitas vezes, as pessoas se sentem culpadas por descansar, mas o descanso é necessário. A nossa rotina é muito frenética, temos muitas coisas para fazer e, quando temos tempo de descanso, podemos sentir que estamos perdendo tempo. Mas, fisiologicamente falando, precisamos do descanso", destacou.
Benefícios das férias e do descanso
Para Cléia, as férias e o descanso trazem diversos benefícios para a saúde do trabalhador, como: redução dos níveis de estresse, maior criatividade e imaginação, contato socioafetivo com amigos e familiares, entre outros. Estes benefícios reduzem bastante os riscos de ansiedade e depressão.
Dicas para aproveitar bem o tempo de férias ou descanso
A psicóloga ofereceu algumas dicas para aproveitar bem o tempo de férias e descanso:
1 - Tenha efetivamente um tempo para descansar.
2 - Afaste-se das redes sociais.
3 - Evite ligações de trabalho.
4 - Distancie-se ao máximo das atividades laborais.
5 - Pratique novas atividades.
6 - Leia aquele livro que há tempos você deseja.
7 - Planejamento: planeje as atividades e tenha realmente um tempo de descanso.
A profissional oferece dicas de saúde mental através do seu Instagram @cleia.sanntos.