Os Correios publicaram, nesta sexta-feira (24), o resultado preliminar da prova objetiva para o concurso público de nível superior. Os candidatos podem acessar as informações no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela organização do processo seletivo.

Também foram divulgados os resultados dos recursos apresentados contra o gabarito preliminar e o gabarito definitivo da avaliação. Já o resultado da prova objetiva para o cargo de carteiro, de nível médio, foi liberado na semana passada, no dia 17.

Com mais de 1 milhão de candidatos presentes nas provas realizadas em dezembro, o concurso dos Correios é a maior seleção da estatal nos últimos 13 anos. Ao todo, serão preenchidas 3.511 vagas imediatas:

- Carteiro (agente de Correios): 3.099 vagas com salário inicial de R$ 2.429,26;

- Analista de Correios: 412 vagas de nível superior, com remuneração inicial de R$ 6.872,48, divididas entre especialidades como advogado, analista de sistemas, arquiteto, engenheiro, assistente social e arquivista.

As oportunidades estão distribuídas nas 28 superintendências estaduais dos Correios.
 

Déficit de pessoal preocupa

O concurso, que não era realizado desde 2011, atraiu 1,6 milhão de inscritos, mas sindicatos questionam se as 3.511 vagas disponíveis serão suficientes para suprir o déficit de mão de obra da estatal. Recentemente, os Correios lançaram um Programa de Desligamento Voluntário (PDV), o que intensificou a saída de trabalhadores da empresa.

O prazo de validade do concurso será de um ano a partir da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período.

 

*Com G1