A Equatorial Alagoas liderou o ranking de reclamações do Procon Maceió em 2024, seguida de perto pelo Itaú Unibanco e BRK Ambiental, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (23). Os principais motivos das queixas incluem interrupções no fornecimento de serviços, cobranças indevidas e renegociação de dívidas.

Já para o Itaú Unibanco foi um grande volume de renegociação de débitos pelos consumidores endividados, publicidade enganosa e cobranças indevidas e abusivas. Enquanto a BRK Ambiental se refere ao  faturamento excessivo, suspensão do fornecimento do serviço, cobrança de taxas abusivas e indevidas e renegociação e parcelamentos de débitos.

Segundo a diretora-executiva do Procon Maceió, Cecília Wanderley, "Orientamos a população a não deixar de buscar a efetivação de seus direitos, como também alertamos as empresas a aprimorarem o relacionamento com os consumidores e a seguir à legislação consumerista"

O Procon ainda explica que a divulgação desses dados é amparada no Artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor, que determina aos órgãos públicos que fiscalizam as relações de consumo, a manutenção de cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores de produtos e serviços e  priorize a atuação na prevenção e repressão à lesão dos direitos dos consumidores de forma assertiva.

Confira o ranking completo:

 

Para mais informações ou dúvidas, o contato com o Procon Maceió pode ser feito pelo WhatsApp (82) 98882-8326 e ainda no 0800 082 4567.

 

*Com Assessoria Procon Maceió