Em 2023, a Prefeitura de Maceió, através da SECOM foi pioneira, no Brasil todinho, na ação de juntar jornalistas dos diversos órgãos e secretarias para iniciar um letramento diferente, um desaprendizado de conceitos introjetados e naturalizados , ou seja a reinterpretação da comunicação diversa, aquela que busca através do respeito às diferenças focar na equidade.
Foi um momento muitíssimo bom, repleto de descobertas, pontuações importantes e que pede continuidade.
O mais legal é que a iniciativa , em Maceió, ainda está na vanguarda do processo, quando uma prefeitura agrega inúmeros profissionais de comunicação e também estagiari@s, dos mais diversos setores para a qualificação antirracista.
Oba!
E, deixa contar uma coisa bem bacana: o MS da ministra Nísia Trindade, tem pautado as ações da pasta, focada na Equidade, sob a coordenação do sociólogo, pesquisador, o querido Luis Eduardo.
E visando substantivar a proposta, o MS, convida para uma discussão sobre o tema , as mídias alternativas , de todas as regiões do Brasil., que atuam com temáticas como saúde e racismo, para a Oficina Nacional de Comunicação para o Fortalecimento da Saúde da População Negra (22 e 23 de janeiro).
E quando esta ativista se depara com a notícia , vem logo um remember e o grito: eureka! A secretária, Eliane Aquino, precisa saber disso.
Foi a partir do interesse, empenho, compreensão da gestora de comunicação, Eliane Aquino, que o movimento de despir palavras e descobrir a diversidade , dentro delas, foi possível de acontecer.
E foi bonito!
Porque tínhamos objetivos comuns, o respeito mútuo, do lugar que ocupamos , das histórias que carregamos, e teve algo bem fundamental;
Eliane Aquino, deixou de lado o colete da hierarquia e com uma humildade, simplicidade espetaculares, dizia:- Senta aí e nos ensine. Precisamos aprender.
Tinha dias que convidava a equipe para mesa grandona de reunião, e lá estava eu, professorando..
Mudanças só acontecem quando estamos dispost@s a mexer em conceitos (às vezes, isso é bem difícil), mas, Eliane Aquino tem o dom de se permitir e ir além.
E, que privilégio foi desfrutar diariamente das muitas gentilezas de Eliane Aquino e da sua equipe maravilhosa. (pra ninguém ficar com ciúmes).
Além de ter demostrado ser uma excelente aluna, esta ativista ganhou de presente uma companheira de lutas.
Aliada, potência!
Bem, secretária, Eliane Aquino , para encurtar a história, plantamos a semente, agora é hora de arregaçar as mangas e planejar a continuidade do processo e , claro não tenho nenhuma dúvida que, sob sua administração , a SECOM , legitimamente, dará grandes e profícuos passos, na caminhada para a construção da comunicação antirracista, na Prefeitura de Maceió..
Não deixe a peteca cair, dona moça.
Quando precisar, desta ativista, grite.
Cuida, amiga!