O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou estar considerando a indicação do deputado federal Arthur Lira (PP) para o cargo de Ministro da Casa Civil de seu governo. A informação é do colunista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, sendo divulgada na manhã desta quarta-feira (22).

Apesar de ainda não haver um convite oficial, a especulação sobre a indicação levantou questionamentos, sobretudo porque Lira, atual presidente da Câmara dos Deputados, foi um dos principais aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Caso o convite oficial seja feito oficialmente, Lira vai ganhar ainda mais visibilidade e assumiria uma das pastas mais estratégicas e de maior confiança do Presidente da República, com gabinete localizado no próprio Palácio do Planalto. 

Diante disso, o governo considera oferecer o comando do Ministério da Agricultura a Arthur Lira. No entanto, sua possível indicação para a pasta traz outro obstáculo à reforma ministerial - lidar com o descontentamento do PSD na Câmara em relação aos cargos ocupados no governo. 

A bancada do partido já manifestou insatisfação com a gestão do Ministério da Pesca, atualmente liderado por André de Paula (PSD-PE).