Um dia histórico para os moradores da comunidade quilombola de Tabacaria, na zona rural de Palmeira dos Índios. A prefeita Luísa Júlia, a Tia Júlia, assinou nesta terça-feira (21) a Ordem de Serviço que autoriza a construção de 50 novas casas para moradores do local. As unidades habitacionais serão construídas em uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida Rural, com a Caixa Econômica Federal e o Instituto Habitar. Em 2017, durante a gestão do prefeito Julio Cezar, 50 imóveis também foram entregues às famílias quilombolas.
Durante a solenidade, a Tia Júlia garantiu que a creche local será finalizada e uma padaria será construída para a geração de emprego e renda das mulheres da comunidade. “Estamos muito felizes e este é mais que um sonho realizado. Vamos continuar lutando para conseguirmos mais casas e agradecemos a todos os que estão aqui e à Tia Júlia pelas casas, pela padaria e a continuidade da obra da creche para as nossas crianças”, agradeceu Elson Paulino, presidente da Associação de Moradores da Tabacaria.
Elson Paulino
O presidente do Instituto Habitar ressaltou que Palmeira vive outro momento. “Que alegria voltar aqui. Em 2014 estive aqui, mas Palmeira era administradada por uma gestão que não olhava para os menos favorecidos. Tivemos a sorte de a população colocar o prefeito Júlio Cezar na prefeitura, que mudou Palmeira e a Tabacaria, e investiu dinheiro na habitação. Em 2017, entregamos 50 casas com o Júlio e, agora, entregaremos mais 50 com a Tia Júlia. O desenvolvimento é feito por várias mãos e um governo com sensibilidade. A habitação é o sonho de todo mundo e sabemos que a Tia Júlia e a Sheila vão continuar a fazer isso”, afirmou
João Paulo.
João Paulo
A secretária de Estado da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos
destacou o olhar diferenciado da gestão para os quilombolas. “Este é um momento muito feliz. Nos organizamos para isso e agradeço a todos os parceiros por este trabalho e compromisso, como a Caixa, o João da Habitar, ao Paulão e todos que contribuíram. E não posso esquecer do Júlio Cezar, que foi o único prefeito que olhou para a Tabacaria. Ele não media esforços para colocar água, melhorar a estrada e a iluminação. Agora, temos duas grandes mulheres que continuarão este trabalho, pois o quilombo precisa de união para fazer dele uma referência nacional”, falou Maria Silva.
Maria Silva
O superintendente de Habitação da Caixa Manassés Jean reafirmou o compromisso da instituição na realização do sonho da casa própria para a população. “Que mais pessoas possam ter a realização do sonho da casa própria. Hoje, estar aqui, só reforça que nós valemos por aquilo que fazemos pelos outros. E a Caixa tem essa missão”, garantiu o superintendente.
Manassés Jean
Para o deputado federal Paulão, a luta deve continuar para que outras conquistas sejam alcançadas pelos quilombolas. “Esta é a luta da comunidade quilombola, do Júlio, da Tia Júlia, da Sheila e de todos vocês, autoridades, que estão aqui, e da Caixa”, destacou o deputado, respaldado pela vice-prefeita Sheila Duarte. “Mas a luta não é fácil. É preciso que sejamos unidos para que as nossas lutas se transformem em realizações. A comunidade organizada pode tudo. Parabenizo a todos os envolvidos neste processo e o nosso trabalho continuará aqui na Tabacaria”, completou Sheila Duarte.
Deputado Paulão, prefeita Tia Júlia e secretário de Governo Júlio Cezar
De acordo com a prefeita, o trabalho da gestão está voltado para os que mais precisam. “Os outros governos não se preocupavam com os mais necessitados. Mas no governo Júlio Cezar 50 casas foram entregues à Tabacaria e, agora, mais 50 chegarão, graças aos parceiros que estão aqui e que se preocupam com o bem-estar dos quilombolas”, garantiu a Tia Júlia.
Prefeita Tia Júlia
E continuou. “Dentro de pouco tempo, as famílias realizarão o sonho. Conheci três famílias que vivem aqui em uma sócasa e eu garanto que elas terão uma casa para cada uma, quando estiverem prontas. Também concluiremos a creche, para que as crianças tenham mais dignidade, e a padaria para que as mulheres conquistem independência financeira. O nosso compromisso é trabalhar para os mais necessitados”, finalizou a prefeita Tia Júlia.