O influenciador Emanuel Francisco dos Santos Júnior, conhecido como Babal Guimarães, cunhado de Carlinhos Maia, foi preso na manhã desta quarta-feira (20), em Penedo, interior de Alagoas. A informação foi confirmada pelo Centro Integrado de Segurança Pública de Penedo.

A prisão foi determinada pela juíza Luana Cavalcante de Freitas, do Juizado Especial Cível e Criminal e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Comarca de Penedo, após pedido do Ministério Público de Alagoas (MP-AL). 

O promotor de Justiça Wesley Fernandes argumentou que o influenciador, que tem condenação de um ano, quatro meses e nove dias pelo crime de violência doméstica, não cumpriu as medidas impostas para cumprimento da pena em regime semiaberto, cabendo, portanto, a regressão do referido regime.

No pedido, o MPALexplicou que a sentença determinava ao influenciador, dentre outras coisas, “recolhimento domiciliar no período noturno durante os dias úteis das 22h às 5h, e integralmente nos sábados, domingos e feriados, além de comparecimento pessoal e obrigatório a juízo, mensalmente, para informar e justificar suas atividades”. 

Babal Guimarães apresentou-se à delegacia acompanhado de seu advogado após ser informado da decisão.

O influenciador foi condenado em 2019 pelo crime de lesão corporal após agredir sua ex-esposa, Teresa Santos Costa, antes de iniciar um relacionamento com Emily Garcia. A denúncia foi apresentada pelo MP-AL, e a sentença foi publicada em 29 de outubro de 2024.

Conforme decisão do juiz José Eduardo Nobre Carlos, Babal foi condenado a 1 ano, 4 meses e 9 dias de detenção. A defesa do influenciador recorreu da decisão, mas o Tribunal de Justiça de Alagoas manteve a condenação.

Inicialmente, a pena deveria ser cumprida em regime aberto, com restrições como proibição de saídas noturnas, viagens sem autorização e comparecimento mensal à Justiça. Contudo, o influenciador descumpriu essas determinações, o que levou à regressão do regime e sua prisão.

 

O caso

Em 2019, o influenciador foi denunciado por agredir Teresa Santos Costa, sua então esposa. Segundo a sentença, ele teria invadido a residência da vítima de forma premeditada, agindo com frieza e violência.

De acordo com o magistrado responsável pelo caso, ele desferiu diversos golpes no rosto e cabeça de Teresa, jogando-a contra a parede e uma grade. As evidências apresentadas foram consideradas suficientes para comprovar a premeditação e gravidade do caso.

 

Operação Gamer Oer 2

Além da prisão por descumprimento da sentença, Babal Guimarães foi um dos alvos da Operação Game Over 2, deflagrada na semana passada. A operação investiga a divulgação de jogos de azar clandestinos.

Segundo a Polícia Civil, agenciadores conectavam influenciadores a empresas de apostas, frequentemente estrangeiras, facilitando a promoção de jogos ilegais. Como parte das investigações, a Justiça determinou o bloqueio de bens e valores de 15 pessoas envolvidas no esquema.

Babal Guimarães relatou que teve quase R$ 5 milhões apreendidos, incluindo carros de luxo, joias, eletrônicos, além de contas bancárias e cartões bloqueados.

 

*Estagiária sob supervisão da editoria