A força política do deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) será o divisor de águas no segundo colégio eleitoral de 2026 e pode complicar os planos políticos do prefeito Luciano Barbosa (MDB) que quer reeleger Daniel Barbosa (PP) e o outro filho, o advogado Lucas Barbosa para a Casa de Tavares Bastos.
As duas forças políticas estão sólidas no capital do Agreste de Alagoas. Ricardo Nezinho tem a irmã Rute Nezinho (PP) vice-prefeita e o irmão Rogério Nezinho (MDB) o vereador mais votado na eleição 2024. Luciano Barbosa segue com o pé em duas canoas, com os Calheiros e com o deputado federal Arthur Lira (PP).
Ricardo Nezinho faz parte do grupo político do governador Paulo Dantas e do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) Marcelo Victor.
Ainda não está batido o martelo, no entanto, Ricardo Nezinho pode indicar o irmão o vereador Rogério Nezinho para disputar a Câmara dos Deputados em 2026.
E Arapiraca em 2026 não será diferente, será um campo aberto para outros postulantes que visam a Câmara dos Deputados de olho nos 155.991 eleitores que estiveram aptos a votar em 2024. Em 2026, esse eleitorado deve aumentar em pelo menos 5,5%.