Os interessados em participar do XV Concurso para provimento de vagas de juiz federal substituto da 5ª Região, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de quarta-feira, 15, têm até as 16h do dia 10 de março para se inscrever. O certame oferece 11 vagas ao todo, sendo 7 para ampla concorrência, 1 para pessoas com deficiência (PCDs), 2 para candidatos (as) negros (as) e 1 para pessoas indígenas. A organização do concurso ficará a cargo da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O salário inicial para o cargo é de R$ 35.845,21, acrescido de benefícios.

De acordo com a assessoria de Comunicação, o concurso, que tem início previsto para o dia 25 de maio, compreenderá as etapas de prova objetiva; provas escritas; inscrição definitiva; sindicância e investigação social; exames de sanidade física e mental e psicotécnico; prova oral e avaliação de títulos, todas de caráter eliminatório e/ou classificatório.

Para ingressar na carreira de juiz federal substituto, além da aprovação em todas as etapas do concurso, o (a) candidato (a) deve ser brasileiro (a) ou ter naturalidade portuguesa amparada pelo Decreto nº 70.391/1972; ter menos de 65 anos na data da posse; ter bacharelado em Direito e ter exercido atividade jurídica por três anos; estar quite com o serviço militar (para o sexo masculino) e com as obrigações eleitorais; estar no gozo dos direitos civis e políticos; possuir idoneidade moral; e não registrar antecedentes criminais.

Mais informações, no site da banca https://conhecimento.fgv.br/concursos/trf5juiz.