O turismo de Alagoas tem alcançado diversas conquistas que consolidam o estado como um importante agente no desenvolvimento econômico local. Com investimentos em infraestrutura, rede hoteleira e capacitação profissional, os resultados positivos destacam o estado como destino de turismo de lazer e negócios.

Em entrevista ao CadaMinuto, Bárbara Faustino Braga, Secretária de Turismo de Alagoas, falou sobre as expectativas para o mercado turístico na temporada de 2025, as estratégias implementadas, desafios e oportunidades futuras para o setor no estado.

Confira a entrevista completa abaixo.

 

Quais são as principais iniciativas do governo para promover o turismo em Alagoas?

Costumo dizer que a promoção do destino é o último passo dentro da Secretaria do Estado do Turismo. Já é o momento em que colocamos Alagoas em destaque para a venda. Então, é de fato onde nós utilizamos todas as nuances, ações e investimentos para atrair o mercado nacional, o mercado internacional e cada vez mais visitantes. Para isso, o governo do estado de Alagoas investe, sempre de maneira muito assertiva, através da Secretaria do Estado do Turismo, em promoção do nosso destino, sejam em mídias on-line, em mídias off-line, nos nossos maiores mercados e emissores, em mídias com as nossas operadoras turísticas parceiras, as maiores operadoras do Brasil, da América Latina. Nós sempre fazemos eventos de capacitação de agentes de viagens para venda específica do destino Alagoas, além de, claro, a participação nas maiores feiras de turismo a nível nacional e internacional. Então, um conjunto que vai desde a capacitação dos agentes de viagem até a participação nas feiras turísticas e é importante destacar que desde o início, desde a instituição da Setur nós estamos fazendo um trabalho muito importante de interiorização e de regionalização do nosso destino. Então, nós estamos levando conosco essas sete regiões turísticas dentro do estado para mostrar o que Alagoas tem muito a oferecer de Norte a Sul e, claro, com isso a gente aumenta a venda do destino, quantificando cada vez mais desenvolvimento econômico e transformação social por meio de emprego e renda.

 

Como o estado tem se preparado para receber turistas durante a alta temporada 2025?

Na verdade, é um trabalho desafiador, intenso e contínuo. Desde a instituição da Secretaria pelo governador Paulo Dantas, em 2023, nós temos três grandes pilares que norteiam o turismo do estado de Alagoas. O primeiro é o de planejamento estratégico, captação de novos empreendimentos, de novos negócios. O segundo, toda a parte de infraestrutura logística para o turismo, que abraça capacitação, qualificação. E, claro, o terceiro e último,, o de promoção do nosso destino. Então, a gente consegue se preparar para receber os turistas durante a alta temporada de 2025, desde o trabalho consolidado que a gente vem fazendo. Desde o planejamento, anúncio de novos empreendimentos hoteleiros aqui para o estado de Alagoas, que está com um crescimento muito expressivo no quantitativo de leitos, no momento são 19 hotéis já anunciados e em construção até o ano de 2028. Capacitação e qualificação, que é necessário. A gente lançou o programa Escola do Turismo, e nesse programa já capacitamos cerca de seis mil alagoanos de maneira gratuita em mais de 40 municípios do estado de Alagoas para prestação de serviços turísticos em mais de 36 temáticas distintas. E, claro, a gente promove o nosso destino para atrair cada vez mais visitantes ao nível nacional e internacional. Então, é capacitando, qualificando, proporcionando empregabilidade, que a gente faz, sem dúvida alguma, o turismo se consolidar cada vez mais e ser cada vez mais o destaque no desenvolvimento econômico do estado de Alagoas. É importante mencionar que Alagoas registrou agora, inclusive pelo segundo trimestre consecutivo do ano de 2024, a menor taxa de desemprego da série histórica. Nós atingimos agora, no terceiro trimestre de 2024, 7,7% na taxa de desemprego. Isso é uma taxa muito importante a se comemorar exatamente pela queda, considerando que Alagoas vem se desenvolvendo economicamente, mais empregos estão sendo colocados em abertura para os alagoanos. É importante mencionar que os empreendimentos hoteleiros, os bares, os restaurantes têm papéis importantíssimos em todo o crescimento do estado de Alagoas, assim como foi demonstrado na publicação do PIB 2022, exatamente quando se tem lá o segmento de serviços em que todo o segmento de alojamento e alimentação teve um crescimento de mais de 24%. Então, é muito importante mencionar todas essas conquistas, porque de fato o turismo está mudando a realidade do estado de Alagoas.

 

Quais são os principais desafios enfrentados pelo setor de turismo em Alagoas atualmente?

Sem dúvida alguma, o primeiro gargalo é o gargalo da capacitação e qualificação, e foi por isso para ter mais mão de obra qualificada dentro do estado de Alagoas, para ser empregada dentro dos novos empreendimentos hoteleiros, dos novos bares e restaurantes que estão abrindo, dos novos comércios, das novas indústrias. Por isso que nós estamos capacitando e qualificando a mão de obra através do programa instituído em dezembro de 2022, com o início de operação no meio do ano de 2023, nós já capacitamos cerca de seis mil alagoanos em cerca de 40 municípios aqui do estado de Alagoas para a prestação da mão de obra em serviços turísticos. Então, é muito importante capacitar e qualificar os alagoanos para que eles adentrem no mercado de trabalho e para os que já atuam no mercado de trabalho para que eles possam se aperfeiçoar cada vez mais. O segundo gargalo é a malha aérea, e a gente vem trabalhando bastante para aumentar, para ampliar a malha aérea aqui dentro do estado de Alagoas. É muito importante mencionar que conquistamos o maior número de voos no ano de 2024, e essa alta temporada também foi um marco histórico, somente por essa alta temporada 24-25, que é o período compreendido de dezembro de 2024 a março de 2025. Conquistamos  46 voos extras semanais na parceria do Governo do Estado de Alagoas com a operadora Azul Viagens, conquistamos também dois fretamentos específicos para o período do Réveillon, vindos diretamente de Portugal, tanto de Porto quanto de Lisboa, sem contar com os três fretamentos ao longo do ano que conquistamos, a de vindos do mercado uruguaio. Além disso, é importante mencionar que tivemos no mês de julho o segundo melhor mês de turismo de Alagoas da história, nós tivemos 30 voos extras em parceria do Governo do Estado de Alagoas com a Azul Viagens, foi um mês muito importante para que a gente retirasse de vez a baixa temporada. Dos dados estatísticos do estado de Alagoas e, sem dúvida alguma, isso é fruto de muito trabalho, de muito investimento do governo do estado de Alagoas na pasta do turismo, trazendo o protagonismo que o turismo merece.

Como a secretaria está trabalhando para incentivar o turismo sustentável no estado?

A Secretaria de Estado do Turismo recebeu, inclusive, agora ao final do ano de 2024, a segunda colocação na premiação do concurso organizado pela EMBRATUR de práticas sustentáveis, de práticas ESG. É importante mencionar que a Secretaria já fez a entrega no ano de 2023, no ano 2024, de diversos planos diretores aqui do estado de Alagoas, nós entregamos o plano diretor de Piranhas, entregamos o plano diretor da Barra de São Antônio, de São Miguel dos Milagres, estamos operacionalizando o de Passo de Camaragibe, entregamos o plano diretor de Porto de Pedras, entregamos também os três Pedites, que são os planos de desenvolvimento integrado do turismo sustentável, tanto da região Costa dos Corais, da região sul, Caminho das Águas, e também da região Cânion de São Francisco, nosso Sertão, e vamos fazer a entrega agora no mês de janeiro, juntamente ao governador Paulo Dantas, da região da Grande Maceió, região metropolitana, o que é importantíssimo para balizar todas as ações do governo daqui para frente, para que todas as ações sejam balizadas pela sustentabilidade. E aqui, quando eu falo em sustentabilidade, eu não estou falando somente de meio ambiente. Eu estou falando em tornar as atividades econômicas cada vez mais sustentáveis. O ciclo da economia precisa ser sustentável e não tem como falar em turismo sem falar em sustentabilidade. Outra grande ação que realizamos em parceria com o município de Porto de Pedras foi a conquista pelo quarto ano consecutivo da Bandeira Azul, que hoje é localizada na Praia do Patacho, é um selo internacional que beneficia nosso turismo, que traz o caráter de turismo sustentável para o nosso estado. Estamos também com diversas ações de melhorias na Reserva Palatéia, localizada ali entre a Barra de São Miguel e o município de Roteiro, para que a gente incentive cada vez mais capacite as associações que lá trabalham no cultivo das ostras, na venda daquele produto, melhorando a infraestrutura, melhorando a pintura das casinhas que estão lá localizadas. Também fizemos parceria com a Associação Peixe-Boi, que é um grande case de sucesso aqui dentro do Estádio de Alagoas, que também foi premiada agora pelas práticas sustentáveis. Então, realmente é um conjunto de ações para que o turismo seja cada vez mais sustentável dentro do Estádio de Alagoas.

 

Há planos para desenvolver novas atrações turísticas em Alagoas em 2025? Quais?

Na verdade, o que nós mais queremos, inclusive, estar dentro do plano de governo do governador Paulo Dantas, é mostrar, vender, promover Alagoas além das praias. Nós sabemos que nossas praias belíssimas são consolidadas dentro do mercado nacional e internacional, e nós vamos continuar consolidando-as cada vez mais, mas nós precisamos trazer ao mercado, a todo o mercado, tudo que Alagoas tem a oferecer em suas sete regiões turísticas, todas as suas peculiaridades, todas as suas potencialidades. Então, sem dúvida alguma, o principal trabalho da Secretaria de Turismo é fazer essa interiorização do turismo, fazer o turista ficar mais tempo aqui dentro do nosso estado. Inclusive, a pesquisa do IBGE Contínua, de 2023, por domicílio, demonstrou que o turista doméstico, ele fica aqui dentro do estado agora 6,6 dias, isso é um dado muito importante, e é fruto dos investimentos do governo do Estado através da Setur, na promoção de outros destinos que não somente a nossa capital e destinos próximos do litoral Norte, por exemplo, de praia. Estamos fazendo com que um turista que chegue aqui pelo nosso portão de embarque, nossa Maceió, ele conheça outros municípios e ele dorme em outros municípios. A hotelaria chegou em municípios do interior do estado de Alagoas e hoje nós não temos somente produtos turísticos diversos, nós temos destinos turísticos diversos dentro do mesmo estado de Alagoas. Então, sem dúvida alguma, é um dado a se comemorar e, claro, uma ação que nós vamos continuar trabalhando cada vez com mais afinco para fazer, inclusive, o alagoano conhecer mais de Alagoas e sentir a sensação de pertencimento por tudo que essa terra tem e produz.

 

Quais são as estratégias da secretaria para atrair mais turistas internacionais para esta temporada?

Aumentamos,  no acumulado de janeiro a novembro do ano de 2024, em 40% o número de desembarques efetivos de estrangeiros aqui dentro do nosso estado de Alagoas. Isso é um trabalho, isso é fruto de um trabalho sério de capacitação de agentes de viagens, de posicionamento do destino Alagoas, enquanto destino pronto para receber o mercado internacional e, claro, um trabalho de capacitação e qualificação da mão de obra local. E iremos continuar trabalhando para que esse mercado seja cada vez mais fortalecido. Nós anunciamos, inclusive, agora, esse quantitativo, nós tivemos, no ano de 2024, três fretamentos advindos do mercado uruguaio. É importante lembrar que no ano de 2023 nós havíamos conquistado um fretamento, que há mais de 28 anos não acontecia essa conexão direta. No ano de 2024, foram três operações com o mercado uruguaio. Nós temos ainda nossas três operações semanais que ligam a nossa capital Maceió ao mercado de Portugal, Lisboa. Nós temos agora, para essa alta temporada 24-25, dois voos semanais que vão de dezembro de 2024 a março de 2025, ligando Maceió ao mercado de Buenos Aires, e o voo que vai do período também de janeiro a março, direto de Córdoba, na Argentina, durante um fretamento de 11 operações. Então, sem dúvida alguma, se nós comemoramos esses 40% de aumento de janeiro a novembro do ano de 2024, do fluxo do mercado internacional, sem dúvida alguma, 2025 será um ano de ainda mais conquistas para esse tipo de mercado.