Um drone do Instituto Biota de Conservação registrou, nesta sexta-feira (17), uma interação curiosa entre um peixe-boi e uma jangada na Praia de Garça Torta, no litoral norte de Maceió.

Segundo o coordenador do Instituto Biota, Bruno Stfanis, esse tipo de cena é comum, pois os peixe-bois se aproximam frequentemente de seres humanos e jangadas. Isso ocorre porque esses animais foram anteriormente tratados por pessoas e, posteriormente, reintegrados à natureza pelo projeto Peixe-Boi.

O instituto alerta que não se deve oferecer água ou alimentos de espécies marinhas a esses animais, pois tal ação pode representar risco à sua saúde e alterar seus comportamentos naturais. Além disso, essa prática contribui para o desequilíbrio do ecossistema marinho.

Os peixe-bois podem atingir até 4 metros de comprimento e pesar cerca de 1.000 kg. Apesar de seu porte impressionante, são conhecidos por sua natureza dócil e cativante. Esses animais pertencem à ordem Sirenia e à espécie Trichechus manatus, sendo popularmente chamados de peixe-boi-marinho.

Veja o vídeo na íntegra: