Os alunos que realizaram a edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir desta sexta-feira, 17, já podem se candidatar às vagas oferecidas pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2025.1). As inscrições seguem até a próxima terça-feira (21) e a seleção da Ufal será em fase única, com oferta de 4.015 vagas para os 98 cursos de graduação presenciais, com entrada no 1° semestre do ano letivo 2025.

A assessoria de Comunicação da Ufal destacou que os interessados em concorrer, devem participar da seleção exclusivamente por meio do Portal do Sisu, no endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br. Os cursos que integram este processo seletivo estão localizados no Campus A.C. Simões (2.420 vagas); Campus Arapiraca, sede (680 vagas), e suas Unidades Educacionais de Palmeira dos Índios (100 vagas) e Penedo (250 vagas); Campus do Sertão, sede (250 vagas), e sua Unidade Educacional de Santana do Ipanema (50 vagas); e no Campus Engenharias e Ciências Agrárias (205 vagas) e a Unidade Educacional de Viçosa (60 vagas).

Cada candidato pode escolher duas opções de curso para concorrer a uma vaga. Mas o diretor-adjunto da Copeve, Zeuxis Morais, alerta para que os candidatos fiquem atentos aos pontos de corte durante o período de inscrição. Isso porque em caso de ficar de fora das vagas é possível mudar a opção de curso.

“Também pedimos que o candidato já inicie a separação dos documentos exigidos na matrícula, pois em caso de aprovação e convocação na Chamada Regular, bastará digitalizar e seguir com os procedimentos de envio”, sugere Zeuxis, destacando que é preciso ler o edital atentamente para reunir toda a documentação necessária.

A mudança na edição do Sisu Ufal 2025.1 é que as bonificações para os cursos dos campi do Interior, como critério regional, e para o curso de Medicina do Campus A.C. Simões deixarão de ser ofertadas. Também em relação a esse curso, no sistema do Sisu vai aparecer um semestre só com 100 vagas disponíveis, mas o quadro específico do edital esclarece que os aprovados serão convocados em duas turmas, no 1º e 2º semestres letivos que serão gerenciados pela coordenação do curso.

Já a distribuição de vagas totais da Ufal segue os mesmos critérios, divididas em dois grandes grupos: Ampla Concorrência (50%) e Reserva de Vagas/Cota (50%). O grupo das cotas é, ainda, subdividido em oito demandas, de acordo com dois grupos que obedecem às especificações socioeconômicas: o de renda igual ou inferior a um salário mínimo e o de renda igual ou superior a um salário mínimo.

Sendo assim, depois de aplicada a divisão socioeconômica, serão reservadas vagas por curso e turno, na proporção igual à de Pretos, Pardos, Indígenas e Quilombolas e para Pessoas com Deficiência, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2022). 

O edital do processo seletivo Sisu Ufal 2025.1 está disponível na íntegra no site da Copeve.       

 

Próximos passos

No dia 26 de janeiro a Ufal vai publicar Edital de Convocação para a Pré-matrícula da Primeira Chamada (Sisu), que consiste na primeira etapa da matrícula. O edital vai especificar os procedimentos, dias, locais e horários para o envio eletrônico da documentação.

Os candidatos da Reserva de Vagas também devem passar por uma banca de validação. E a segunda etapa é a efetivação da matrícula, com a assinatura eletrônica da Ata de Confirmação de Matrícula nos períodos estabelecidos nos editais de convocação.

Quem não conseguir uma vaga na Chamada Regular pode manifestar interesse e participar da Lista de Espera do Sisu. As vagas eventualmente não ocupadas serão preenchidas com os candidatos que optarem pela lista disponibilizada no Portal do SiSU http://www.sisu.mec.gov.br, no período de 26 a 31 de janeiro.

Os candidatos que precisarem esclarecer qualquer dúvida podem entrar em contato por meio dos canais da Copeve: copeve.candidato@gmail.com e 82-3214-1692/1694.

*Com assessoria