O Sindicato das Assistentes Sociais do Estado de Alagoas (SASEAL) emitiu, na manhã desta sexta-feira (17), uma nota de repúdio à ação da Prefeitura de Maceió, que formou novas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) sem envolver os profissionais da área em um diálogo prévio. 

A medida também restringiu a atuação de assistentes sociais e psicólogos e incluiu na composição das equipes profissionais não concursados.

O SASEAL declarou ser favorável à ampliação das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), mas repudia a forma como essa expansão está sendo conduzida pela gestão municipal.

“De forma unilateral, sem diálogo com os servidores, a gestão não consultou as entidades que representam os profissionais que atuam nas Unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF), nem fez as adequações necessárias nos espaços físicos das unidades”, diz a nota.

O sindicato também critica a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) pela implementação de novas equipes da ESF com profissionais não concursados. 

“80 novas equipes da ESF, compostas em sua maioria por profissionais sem concurso público, o que caracteriza uma ação ilegal, desrespeitando a Constituição Federal, que estabelece o concurso público como a única forma de ingresso no serviço público”, afirma.

Além disso, a entidade aponta que a SMS tem “gerado constrangimentos ao desrespeitar e restringir o trabalho dos assistentes sociais e psicólogos, que são essenciais para o fortalecimento da atenção primária no SUS do município”, e destaca que Maceió apresenta uma das piores coberturas de ESF do país.

“Maceió tem uma das piores coberturas da Estratégia de Saúde da Família do Brasil, o que pode ser explicado pela falta de compromisso da gestão municipal com o diálogo com os servidores, pela inadequada e ineficiente estrutura física das unidades de saúde e pela ausência de concurso público”, defende.

 

Outro lado

Em nota, a Secretaria de Saúde de Maceió esclarece que as unidades de saúde estão em fase de adaptação para a incorporação das novas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

A Secretaria explica que a medida visa aumentar a cobertura dos atendimentos em toda a cidade e destaca que os profissionais já atuantes nas unidades de saúde serão remanejados, o que é “necessário para reorganizar o trabalho e atender às demandas da população”, diz a SMS. Veja a nota na íntegra:

“A Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) esclarece que as Unidades de Saúde estão passando por uma fase temporária de adaptação, com a incorporação de novas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), visando ampliar a cobertura de atendimentos em toda a capital. Todos os profissionais que já atuam nas Unidades de Saúde passarão por remanejamento, uma medida necessária para reorganizar o trabalho e atender às demandas da população.”

 

*Estagiária sob supervisão da editoria 

*Foto: Ascom SMS