O Quilombo Sitio Novo, plantado em um mar de poeira que virava um oceano lamacento e intransitável, no período da chuva, é o chão sagrado da mulher e centenas de outras famílias.
Ela é uma mulher forjada na luta e com muita disposição para identificar oportunidades e transformar o Quilombo , em um território de desenvolvimento sustentável, de emprego e renda, agregando às mulheres em torno do desenvolvimento.
Os homens da Comunidade , ano após ano, saem, pelo mundo afora, em busca de trabalho.
São Paulo é , quase sempre, o destino.
A pobreza no Quilombo só não era maior, porque repartiam o pão.
Aí, a quilombola ouviu falar da deputada estadual, Jó Pereira que tinha aberto portas e investido na liderança quilombola, no município de Carneiros.
A mulher vestiu-se de coragem e foi participar da Audiência Pública na Casa de Tavares Bastos, sobre agricultura familiar, promovida por Jó.
Após a audiência, conversou com a parlamentar e disse:- Meu grande sonho é ter um forno industrial, para que as mulheres da comunidade possam, produzir bolos, suspiros e todas as espécies de quitutes e transformar tudo isso em renda, como uma grande Cooperativa.
Resumindo a história: A deputada atendeu o pedido, ( março de 2022) fomos à inauguração do forno e a vontade de Margarete da produção própria de bolos, salgados, etc, virou realidade.
A moça aperfeiçoou-se nas questões dos direitos quilombolas e fez da liderança um marco de descobertas coletivas.
A Comunidade Remanescente Quilombola que não existia, formalmente, agora tem certificação . É demarcada pela Fundação Cultural Palmares.
E toda essa história, de empoderamento quilombola feminino, da quebra da invisibilidade da mulher, começou, no encontro, entre a quilombola, Margarete Geraldo e deputada Jó Pereira, na Audiência Pública,
O nome do Quilombo é Sitio Novo, e fica localizado em Taquarana, município a 83,53 km da capital, Maceió, em Alagoas.
E Margarete Geraldo, a liderança, conta essa história, melhor do que eu:
-'Conhecer a deputada Jó Pereira, abriu portas de conhecimento, e me fez enxergar , sobretudo, caminhos para potencializar o quilombo, pensar alternativas de desenvolvimento sustentável.'
Salve!
Da série Remember