A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) realiza, nesta quinta-feira (16), o 1º Fórum Perinatal de 2025, com o objetivo de debater avanços e propostas voltadas à atenção materna e neonatal. O encontro será realizado no auditório da Faculdade Estácio de Alagoas, na Avenida Pio XII, Jatiúca, em Maceió, com início do credenciamento às 9h e abertura oficial às 9h30.

O fórum busca promover o aprimoramento das práticas obstétricas e neonatais, incentivando a troca de experiências entre os participantes. Durante o evento, será lançado o edital do Fórum de Boas Práticas, que permitirá às unidades de saúde apresentar suas iniciativas de sucesso na área.

O evento é voltado para profissionais da área de assistência ao parto, gestores municipais e hospitalares, epidemiologistas e demais interessados no tema. A programação abordará as ações realizadas em 2024 e as propostas para o próximo ano, além do lançamento da nova planilha da Rede Alyne, programa do Governo Federal que visa reduzir a mortalidade materna e de bebês no Brasil. A facilitadora do evento será a fisioterapeuta especialista em Saúde da Mulher e assessora técnica da Rede Alyne/Sesau, Bárbara Rose Bezerra Alves Ferreira.

 "Vamos apresentar uma retrospectiva da Rede Alyne, quais foram as principais ações, pontos positivos e de melhoria. Também vamos abordar sobre como a rede funciona e as parcerias que temos. Além disso, vamos apresentar o cronograma de ações previstas para 2025 e falar sobre os novos indicadores da rede", explicou a fisioterapeuta e assessora técnica da Sesau.

A iniciativa visa sensibilizar gestores e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a importância de melhorar a atenção ao parto e ao nascimento. O fórum também pretende construir alianças estratégicas, com base em evidências científicas e experiências bem-sucedidas no Brasil e no exterior, para fortalecer a assistência materna e infantil.

A equipe técnica da Rede Alyne/Sesau convida todos os interessados a participar deste momento único de aprendizado e troca de conhecimentos. As inscrições podem ser realizadas pelo site https://doity.com.br/forum-perinatal-da-rede-alyne-avancos-e-propostas#registration.