Levantamento feito pela Equatorial Alagoas, aponta que mais de 180 mil famílias alagoanas estão aptas a receber o desconto da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), programa do Governo Federal, mas não estão sendo beneficiadas seja por falta de atualização cadastral ou por desconhecimento. Pela TSEE, os clientes podem ter até 65% de abatimento no valor que corresponde a tarifa de energia.

A assessoria de Comunicação informou que atualmente, a Distribuidora contabiliza 577.293 beneficiários que já possuem o desconto, estando assegurados e usufruindo de um dos serviços mais essenciais para o cotidiano, com mais dignidade e alívio financeiro no orçamento familiar.  

Critérios para obter a TSEE

A principal condição para obter o desconto da Tarifa Social, é que a família esteja inscrita no CadÚnico e tenha uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, ou seja, famílias que comprovem que cada integrante recebe até 60% do valor de um salário mínimo. Além disso, também estão aptos a receber o benefício:

- A pessoa idosa ou deficiente que recebe o Benefício da Prestação Continuada (BPC) com renda mensal por pessoa, inferior a um quarto do salário mínimo;

- Famílias inscritas no CadÚnico que tenham pessoa com necessidades especiais, doenças ou transtornos que precise de aparelhos ligados à energia elétrica de forma continuada, com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos;

- Famílias indígenas e quilombolas inscritas no Cadastro Único com renda menor ou igual a meio salário mínimo, por pessoa da família ou que possuam, entre seus moradores, algum beneficiário do BPC.

Vale lembrar, que para manter o desconto, os clientes que recebem o benefício devem atualizar, de forma obrigatória, a cada dois anos (ou mais sem atualização) o seu cadastro no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para regularizar a situação.

“Ter o NIS válido é fundamental para garantir o recebimento do desconto da Tarifa Social, referente ao consumo de energia elétrica. A atualização cadastral é obrigatória e deve ser feita a cada dois anos. Mesmo que não haja nenhuma mudança, o recadastramento é necessário e obrigatório para confirmação das informações do cadastro”, explica a gerente de relacionamento com o cliente, Patrícia Moraes.

 A gerente ressalta ainda, que para receber o abatimento da Tarifa Social, a conta de luz não precisa estar no nome do beneficiário do NIS. O titular do benefício pode informar o número da conta contrato que deseja o cadastro, mesmo que a conta de energia esteja em nome de outra pessoa.

 Confira os meios para fazer o cadastro:

 Além do atendimento presencial nas agências espalhadas pelo estado, por meio de visitas realizadas porta a porta, a Equatorial Alagoas disponibiliza diversos canais para o cliente solicitar o cadastro na Tarifa Social sem precisar sair de casa. Por meio da assistente virtual Clara, pelo WhatsApp, número (82) 2126-9200 e tem ainda a possibilidade de cadastramento ligando para 0800 082 0196, ou por meio do site www.equatorialenergia.com.br, selecionando o estado “ALAGOAS”.

*Com assessoria