Após seis anos de planejamento e construção, o Theatro Homerinho será inaugurado, no dia 1º de fevereiro com uma grande celebração aberta ao público no bairro histórico de Jaraguá, em Maceió. A festa de abertura terá como tema o “Teatro de Revista” e o público é convidado a vestir seus figurinos cheios de brilhos, paetês, plumas e o que mais a criatividade permitir.

As atrações estão todas confirmadas. Grandes artistas da cena alagoana do erudito a cultura popular se farão presentes. “Será um dia de muita festa, com música, apresentações diversas, banda fanfarra, um bolo especial de metro e a certeza que merecemos uma festa digna de nossa trajetória”, afirma a atriz, produtora cultural e uma das idealizadoras do Theatro Homerinho, Ivana Iza.

O nome do espaço é uma homenagem ao ator, dramaturgo, professor e diretor teatral Homero Cavalcante, que como docente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), formou diversas gerações de artistas alagoanos com seus ensinamentos e toda dedicação pela arte e cultura local. Já o palco principal receberá o nome da dama Selma Britto, grande pianista e entusiasta da cultura alagoana.

A realização de um sonho

O projeto foi idealizado pela atriz Ivana Iza e pelo professor Tainan Costa Canário, com o objetivo de oferecer uma estrutura de alta qualidade para fomentar a cultura alagoana. O espaço conta com capacidade para cerca de 130 pessoas, acessibilidade, dois camarins, banheiros adaptados, cabine técnica equipada com tecnologia de ponta, arquibancada e cadeiras acolchoadas, uma cafeteria na entrada e uma fachada que se destaca pela originalidade que lembra uma espécie de cordel ou até mesmo um cartum, pintada pelo artista plástico Gustavo Cuidjarte.

A proposta do Theatro Homerinho é impulsionar a cena artística local e nacional, oferecendo uma programação diversificada de espetáculos, shows, cursos e sessões de cinema com o "Cineteatro Jaraguá Homerinho".

A curadoria será feita pela Associação Cultural Gajuru, grupo residente do espaço, que auxiliará na seleção de atrações. Os interessados em realizar eventos poderão acessar o site do Homerinho, a partir do dia 20 de Janeiro 2025, e enviar suas propostas para compor a programação.

Parcerias e colaborações

A concretização do Theatro Homerinho foi possível graças ao trabalho conjunto de diversos profissionais e apoiadores. O projeto arquitetônico ficou a cargo de Thays Gabrielly, com colaboração dos arquitetos Henrique Gomes e Ariane Pita. O cenotécnico Ronaldo Vieira e o artista  Daniel Baboo são os responsáveis pela montagem da caixa cênica, urdimentos e do palco em estilo italiano, enquanto a execução final da obra ficou sob a responsabilidade da Caya Engenharia.

O projeto também contou com o apoio financeiro e cultural de empresas como Curso Passarinho, Casa das Tintas, Miracor, Macelog e Apoio Security, além de instituições como Secult-AL, Sebrae Alagoas, Agência Cilibrina e Artwork Publicidade.

“O Homerinho chega como um símbolo de reforço cultural para Alagoas. Mais do que um espaço físico, ele se propõe a ser um local onde artistas, produtores e o público, sintam-se especiais e fortalecidos", conclui Ivana Iza.

Ivana Iza reforça, “sintam-se convidados especiais para essa grande festa, que ficará marcada por uma celebração coletiva, que não apenas abrirá as portas de mais um espaço cultural na cidade, mas também trará ainda mais valorização para um dos bairros mais antigos e importantes de Maceió, o Jaraguá”.

Serviço:

Data: 01 de fevereiro 2025

Horário: a partir das 17h (concentração do cortejo artístico ao lado da Praça Dois Leões)

Local: Theatro Homerinho - Rua Sá e Albuquerque, nº 450, Jaraguá. Maceió-AL.

*Todas as apresentações irão ocorrer na parte externa do Theatro Homerinho.

Realização: Instituto de Vivências Artísticas- IVA.