O presidente estadual do PSD, Rui Palmeira, reiniciou, nesse ano, a sua vida de detentor de mandatos eletivos desde que deixou o cargo de prefeito de Maceió, no ano de 2020. Rui Palmeira assumirá pela primeira vez o cargo de vereador pela capital alagoana. 

O dirigente do PSD já ocupou cargo de deputado estadual, deputado federal e prefeito da capital, mas tudo isso pelo quase falecido PSDB. 

Nas eleições estaduais passadas, ele tentou ser governador, mas acabou sendo derrotado ainda no primeiro turno. 

Ele apoiou o atual governador Paulo Dantas (MDB), no segundo turno, e – diante da vitória do emedebista – foi recompensado com a posição de secretário estadual de Infraestrutura, saindo da cadeira para concorrer ao mandato de vereador por Maceió, espaço que agora ocupa.

É valido lembrar que, no período pré-eleitoral mais recente, Rui Palmeira chegou a ensaiar uma candidatura ao Executivo municipal de Maceió, mas a conjuntura o levou a disputar, com êxito, as eleições proporcionais. 

Na capital, o PSD apenas elegeu Rui Palmeira, com 5.498 votos, sendo – entre os eleitos – o 23º. A montagem da chapa associada à sua votação foi o necessário.

Rui Palmeira reinicia, portanto, a sua trajetória política, após ter ocupado uma posição de “cacique” no xadrez político, quando poderia ter sido candidato ao governo estadual em épocas longínquas, mas optou por seguir na Prefeitura de Maceió e se aliar – pela primeira vez – ao MDB do senador Renan Calheiros e do ex-governador Renan Filho. 

Na época, apoiaram o atual deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça (União Brasil) na disputa pela Prefeitura da capital contra o posteriormente eleito João Henrique Caldas, o JHC (PL).

O mundo da política dá voltas. Atualmente, Alfredo Gaspar é oposição aos Calheiros e aliado político de JHC. 

Todavia, Rui Palmeira – conforme bastidores – projeta usar o espaço conquistado na Câmara de Maceió como “casa de passagem” e, por essa razão, visa estruturar a legenda que comanda, o PSD, para alçar voos maiores em 2026. 

Rui é um dos vereadores que já inicia a legislatura como candidato. Resta saber se vai tentar o retorno à Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas ou à Câmara dos Deputados. 

Para isso, Rui precisa que o PSD tenha força, pois o partido – em Alagoas – ainda tem suas dificuldades para montar “rabo de chapa”. Vereador de oposição a JHC, pode contar com a ajuda dos “palacianos” para isso. 

Ao que tudo indica, Rui Palmeira não quer perder tempo. Ele já esteve reunido com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, para alinhar o fortalecimento da legenda visando as eleições vindouras. 

Eis a declaração do vereador do PSD sobre o assunto: “Tivemos uma excelente reunião, tratamos sobre a conjuntura política nacional e o fortalecimento do partido em Alagoas, iremos montar chapas para deputado estadual e federal e com aval do presidente Kassab, vamos lançar nomes, também, para as eleições majoritárias”.

Resta saber quem estará neste barco com Rui Palmeira...