O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) divulgaram, nesta segunda-feira (13), o balanço oficial das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Em todo o país, 12 estudantes alcançaram a nota máxima na redação, sendo um deles de Alagoas.
A redação deste ano abordou o tema “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”, enquanto a da edição PPL foi “Desafios para a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro”.
No ranking de notas máximas, além de Alagoas, destacaram-se também os estados do Ceará (1), Distrito Federal (1), Goiás (1), Maranhão (1), Pernambuco (1), Rio Grande do Norte (1), São Paulo (1) e Rio de Janeiro (2), além de Minas Gerais, que teve dois estudantes com a nota máxima, incluindo um da rede pública. No total, apenas um estudante da rede pública em todo o Brasil atingiu a nota 1000.
O Enem 2024 contou com mais de 4,3 milhões de participantes, com 71,5% comparecendo nos dias de realização das provas. Além da redação, os exames avaliaram conhecimentos em linguagens, ciências humanas, matemática e ciências da natureza.
Os participantes já podem consultar suas notas individuais na Página do Participante, por meio do site oficial do Enem, utilizando CPF e senha cadastrados no sistema.