O município mais afetado pelas chuvas do último fim de semana, Cajueiro, no interior alagoano, registrou um volume acima do esperado para todo o mês de janeiro. Houve chuva de granizo e a Prefeitura estima que o número de desalojados ultrapasse mil.
De acordo com a Prefeitura, em 30 minutos choveu no município o volume estimado para o mês de janeiro. O município registrou diversos pontos de alagamentos, desabamento de telhados, entre outros prejuízos. Um levantamento está sendo realizado e um decreto de estado de emergência deve ser solicitado ao Governo Federal.
Em comunicado, divulgado nesta segunda-feira (13), a Prefeitura afirma que cerca de mil pessoas ficara desalojadas, 5 famílias estão desabrigadas e que no último sábado (11), o volume de chuva na cidade foi de aproximadamente 50mm, em cerca de 20 a 30 minutos.
Leia o comunicado, na integra:
"A Prefeitura de Cajueiro informa que no último sábado (11), o município foi atingido por uma forte tempestade, acompanhada de ventos intensos e granizo, causando danos materiais significativos em diversas áreas da cidade. De acordo com a Defesa Civil Estadual, o volume de chuva registrado foi de aproximadamente 50mm, o equivalente à previsão para todo o mês, concentrado em cerca de 20 a 30 minutos.
Cerca de 1.000 pessoas ficaram desalojadas e 5 famílias desabrigadas. Todas receberam assistência imediata da Prefeitura de Cajueiro e já retornaram às suas residências. Felizmente, não houve registros de vítimas ou danos humanos.
Os danos materiais incluíram alagamentos, queda de árvores e prejuízos a prédios públicos e privados. O sistema de abastecimento de água e energia elétrica, que também foi afetado, já foi completamente restabelecido. A Prefeitura realiza regularmente a limpeza de galerias pluviais e bueiros, mas o grande volume de água em curto espaço de tempo ocasionou alagamentos e transtornos.
No domingo (12), a Defesa Civil Estadual realizou uma visita técnica para avaliar os danos, e a prefeita Lucila Toledo, junto com as equipes municipais, coordenou os esforços de limpeza e recuperação das ruas. A gestão municipal segue acompanhando o nível do Rio Paraíba para prevenir novos problemas.
O levantamento dos prejuízos está sendo finalizado e, nas próximas horas, será decretado estado de emergência para agilizar as ações necessárias.
A população que precisar de serviços da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal, Limpeza Urbana ou Infraestrutura pode entrar em contato com o Gabinete Civil pelo número (82) 99946-7988.
A Prefeitura de Cajueiro reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar de todos e continuará trabalhando incansavelmente para superar este momento.
Prefeitura de Cajueiro
Assessoria de Comunicação"