A editora Trajes Lunares abriu sua segunda chamada pública para a seleção de livros de prosa (contos, crônicas e romance) escritos por autoras cis ou transgênero alagoanas ou radicadas no estado. A iniciativa visa a publicação de um título até o final de 2026, reforçando o compromisso da editora com a literatura alagoana contemporânea.

Os originais deverão ser enviados até as 23h do dia 15 de fevereiro, exclusivamente por meio do preenchimento de um formulário online. O resultado da seleção será divulgado até o dia 30 de abril.

As obras devem ser enviadas em formato PDF, contendo apenas o título e pseudônimo da autora. A editora Trajes Lunares adota um padrão gráfico para suas publicações, conferindo identidade à sua coleção, com a decisão sobre a capa sendo de responsabilidade da editora, embora com a aprovação da autora.

Importante destacar que apenas obras de autoria individual serão aceitas, sendo descartadas inscrições com produções coletivas, obras em verso (como poemas), ensaios ou textos dramáticos. O júri será composto por duas mulheres — uma editora e uma escritora — ambas de fora de Alagoas, e poderá optar por não escolher nenhuma obra, caso não haja adequação aos critérios estabelecidos.

Vale ressaltar ainda que a aprovação da obra não garante sua imediata publicação, uma vez que o livro passará ainda por um processo de edição, com leitura crítica do texto e diálogos entre a autora e o editor.

O projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (Minc), e conta com a parceria do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).

Link do formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSea9jUvzd-6Q2MalS1h5egRVQx1_q2aJLkYNbQbmMWrpsNouQ/viewform