“É uma experiência única, é onde a gente leva uma garantia de renda para a nossa casa. A gente não deve falar só desse evento, que veio para fortalecer e agregar à nossa vida como ambulante. Antes, a gente não tinha espaço para nada. Hoje, graças a Deus, desde o início da gestão do prefeito JHC, com o aumento das oportunidades de trabalho nesses grandes eventos, a minha vida mudou e a da minha família também. Agora, o ambulante tem espaço e eventos para trabalhar, como o Verão Massayó, o São João e o Natal", disse Samuel, acrescentanto que procura aproveitar cada oportunidade que surge, trabalhando em todos os eventos.

Evento movimenta a economia

O Verão Massayó já se consolidou no calendário de grandes festivais do Brasil. A festa é uma importante impulsionadora para movimentar a economia local na alta temporada do turismo da capital alagoana. Os shows atraem tanto os maceioenses como turistas que visitam a cidade, vindos de várias partes do País. Inclusive, moradores do interior alagoano e de capitais próximas, como Recife (PE), entre outras cidades de estados vizinhos, vêm a Maceió especialmente para assistir aos shows. Todo esse público termina consumindo os alimentos e bebidas comercializados pelos vendedores ambulantes credenciados para atuar no evento.

Para assegurar a saúde desses consumidores, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) promoveu cursos de boas práticas na produção e manipulação de alimentos, antes do início do evento, com participação de todos os ambulantes que se credenciaram e foram selecionados. Além disso, as equipes de fiscalização da Visa atuam durante os shows checando as condições de venda dos alimentos para conferir se as orientações de segurança alimentar estão sendo cumpridas.

Regras de atuação

Durante o evento, os ambulantes não podem vender bebidas em garrafas de vidro nem churrasquinhos em espetos de madeira. Eles também não podem comercializar seus produtos fora da área delimitada para o comércio e não podem obstruir o passeio público, de forma a dificultar ou impedir a passagem dos pedestres.

O uso de equipamentos sonoros e a exploração de mão-de-obra infantojuvenil também são proibidos, além de práticas que causem danos às áreas e aos bens públicos. Por fim, todos estão orientador a manter a limpeza no local onde trabalham.

Para garantir a observância a essas regras, equipes de fiscalização da Secrertaria Municipal de Segurança Cidadã trabalham durante todos os dias do evento, atentas à atuação dos ambulantes. Para mais informações, a população pode entrar em contato com a Semsc pelos números (82) 3312-5280 ou (82) 3312-5270.