O advogado alagoano Marcello Lavenère Machado, faleceu aos 86 anos, em Brasília (DF), na manhã deste domingo (12). Reconhecido como um jurista profundamente envolvido com causas sociais, direitos humanos e cooperativismo, Lavenère se consolidou como uma das figuras mais relevantes no cenário jurídico brasileiro.
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, lamentou o falecimento do advogado. “A OAB/AL sente-se honrada de ter este grande jurista brasileiro como membro honorário da Ordem alagoana, com relevantes serviços prestados à advocacia e à sociedade brasileira. Neste momento de tristeza e dor, a OAB/AL presta sentimentos e solidariedade à sua família e amigos”, comunicou a entidade. (Veja nota de pesar abaixo)
O desembargador Fernando Tourinho, presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), manifestou pesar pelo falecimento e relembrou sua postura sempre republicana.
“Marcello foi um grande jurista alagoano. Destacou-se pela postura sempre republicana. Era uma das mais importantes referências do segmento jurídico brasileiro. Minhas condolências a todos os seus familiares”, afirmou o desembargador Fernando Tourinho.
O Sindicato dos Advogados e Advogadas de Alagoas também lamentou profundamente o falecimento do ex-presidente do Conselho Federal da OAB e figura central na história da advocacia brasileira.
“Reconhecido nacionalmente por sua liderança no pedido de impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, Marcello também contribuiu de forma inestimável à frente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, trabalhando em prol das vítimas da ditadura militar e da reparação histórica.
Neste momento de luto, expressamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e colegas, desejando força para enfrentar esta irreparável perda. Marcello Lavenère será sempre lembrado como um exemplo de luta e dedicação à advocacia e à sociedade brasileira!”
A Prefeitura de Maceió também lamentou a morte do jurista: “Marcelo Lavenère, ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, e do Conselho Federal da OAB, externando sentimentos da atual gestão aos seus familiares e amigos. Alagoano, o advogado sempre esteve à frente das lutas pelo estado pleno de direito e das liberdades individuais, representando com honra e dignidade o nome do nosso estado e da nossa Maceió.”
Quem era Marcello Lavenère Machado?
Natural de Maceió, Lavenère foi advogado e consultor jurídico, presidente da OAB/AL por dois mandatos consecutivos e membro vitalício do Conselho Federal da OAB. Também exerceu a docência na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), na Universidade de Brasília (UnB) e na Escola Superior do Ministério Público.
Sua trajetória inclui a função de Procurador do Estado de Alagoas, ex-presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça entre 2003 e 2007 e ex-membro da Comissão de Justiça e Paz da CNBB.
Torcedor apaixonado do Botafogo, Marcello deixa esposa, seis filhos, 15 netos e sete bisnetos.
O corpo será velado e cremado em Brasília nesta segunda-feira (13).