Desde 2022, o governador Paulo Dantas já entregou mais de 240 obras de pavimentação asfáltica e em paralelepípedos (rodoviária e urbana), totalizando cerca de mil quilômetros, por meio de um investimento superior a R$ 1,5 bilhão. Os números robustos se materializam na melhoria da malha viária alagoana, que pavimenta a transformação econômica em curso e abre novos caminhos para o desenvolvimento do estado.

Os investimentos se espalham por todas as regiões. Como artérias, as rodovias em bom estado fazem as mercadorias fluir com eficiência, irrigando a economia a partir de Arapiraca que, geograficamente, fica no coração do estado; facilitam a movimentação de turistas nos litorais Norte e Sul, e rasgam o Sertão em direção a Delmiro Gouveia, que, em breve, contará com vias duplicadas até Maceió.

Do alto da cabine do caminhão, Ademir Santos, 43 anos, fala com autoridade sobre a malha rodoviária alagoana, entre o Agreste e o Sertão. Nessa rota, semanalmente, ele percorre mais de 30 municípios, abastecendo estabelecimentos como bares, restaurantes e lanchonetes com refrigerantes e outras bebidas.

São 29 anos ao volante, 17 deles na mesma empresa. Na quinta-feira (9), Santos abastecia um restaurante à margem da AL-220, que já conta com 130 Km de vias duplicadas, da Barra de São Miguel até Batalha, onde estacionou o caminhão para descarregar as mercadorias e anotar novos pedidos.

Ao final do atendimento, ele conversou brevemente com a Agência Alagoas e falou sobre a qualidade das vias por onde trafega. “São boas! A que a gente está rodando agora, duplicada, está ficando maravilhosa. A gente consegue andar melhor, sem obstáculos, e diminui o risco de acidentes com duas mãos indo e duas voltando”, avaliou o motorista.

Perto dali, Paulo Romuel, encarregado-geral das obras de duplicação dos lotes 2 e 3 da AL-220, acompanhava os trabalhos de terraplanagem. Uma colossal retroescavadeira de esteira abria caminho em direção a Monteirópolis. São mais de 70 operários trabalhando nos dois trechos.

Quando chegar a Delmiro Gouveia, a AL-220 contará com 247 km de vias duplicadas, a partir da Barra de São Miguel, informa o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

 “No lote 2, de Batalha até Monteirópolis, a prioridade é a terraplanagem, neste momento. A meta é chegar até Olho D’Água das Flores. Acredito que, na próxima semana, a gente já chegue a Monteirópolis”, revela Romuel.

Eduardo Rodrigues, 53 anos, atua como motorista do transporte complementar de passageiros entre Olho D’Água das Flores e Delmiro Gouveia. Ele fala da expectativa para que a duplicação chegue até o Alto Sertão.

“A duplicação é boa pra tudo: a manutenção fica mais em conta, o passageiro tem mais conforto, a gente não se estressa tanto passando marcha, livrando de buraco; é menos acidente. A expectativa é grande porque vai melhorar, como já melhorou para Arapiraca. É outro padrão de vida”, projeta Rodrigues, destacando que a malha rodoviária da região passou por manutenção recente.

Entre vias urbanas, estradas e rodovias, o Governo de Alagoas já restaurou quase 500 km em todo o estado, por meio dos programas Pró-Estrada e Alagoas de Ponta a Ponta, executados pela Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).

Segundo a pasta, só o Alagoas de Ponta a Ponta beneficiou 10 municípios, entre 2023 e 2024, com a pavimentação asfáltica de mais de 50 km, ligando as zonas rurais aos centros urbanos.


Malha rodoviária impulsiona o turismo

Turismo se faz com boas estradas. Neste sentido, o Governo de Alagoas tem investido na recuperação, duplicação e implantação de rodovias em todas as regiões turísticas de Alagoas.

No Agreste e nos Cânions do São Francisco não tem sido diferente, onde a atividade turística cresce e se fortalece. Subgerente de um posto de combustíveis à margem da AL-220, em Olho D’Água das Flores, Diogo Ferreira dos Santos é testemunha dessa transformação econômica e social, que tem beneficiado o estabelecimento em que trabalha.

“O fluxo aumentou muito a partir de 2018, praticamente dobrou aqui, tanto no posto como na loja de conveniência. Quando a duplicação chegar, vai ser melhor ainda”, projeta Diogo Ferreira, um dos 25 trabalhadores empregados na empresa.

Evânia Albuquerque é proprietária de uma agência de turismo em Arapiraca. Na avaliação dela, a malha rodoviária alagoana “melhorou muito”, sobretudo nos últimos cinco anos. E cita como exemplo as rodovias AL-115 e AL-220.

“Nas saídas de final de semana, de Arapiraca ao Sertão - para tomar aquele banho no Rio São Francisco ou mesmo para passar em Belo Monte e em Pão de Açúcar, como também no sentido Litoral Sul -, nossas estradas melhoraram muito”, avalia Evânia, reforçando a importância da conclusão das obras de duplicação da AL-220, que vai reduzir ainda mais o tempo de viagem, elevar a segurança viária e o conforto dos usuários.

“Para nós aqui do Agreste, especificamente de Arapiraca e das outras 28 cidades circunvizinhas, a região ganha muito com a duplicação da AL-220, desde a nossa capital, Maceió, até Delmiro Gouveia, que é a nossa última cidade do estado, lá no Sertão de Alagoas”.

Litoral Norte e Vale do Paraíba

No sentido Litoral Norte, o cenário também é de muito trabalho. As obras de implantação de vias duplas da rodovia AL-101 Norte avançam, no trecho que começa em Maceió, no bairro da Garça Torta, até a Barra de Santo Antônio.

São 30 km de uma nova infraestrutura viária que faz parte da Rota do Charme. Com investimentos previstos de R$ 412 milhões, a via dupla deve impulsionar ainda mais o turismo na região que, até 2026, também ganhará o Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi.

“As obras de duplicação de Maceió à Barra de Santo Antônio já estão em andamento e esperamos ansiosos pela conclusão. Deixamos aqui o agradecimento aos investimentos necessários para fomentar ainda mais o nosso setor”, afirmou a presidente executiva do Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau (CCC&VB), Ana Maria Carvalho.

Ela lembrou que as obras de reconstrução da AL-101 Norte influenciaram de forma significativa o desenvolvimento turístico da região.

“Foi importante porque reduziu o atraso de viagens, desgaste de veículos e riscos de acidentes, impactando positivamente para a segurança e conforto dos passageiros que por ela circulam, sejam turistas ou moradores da região”, acrescentou.

Na Região dos Quilombos, outra importante obra viária está sendo executada pelo Governo do Estado, por meio da Setrand. É a implantação da pavimentação asfáltica do acesso à Cachoeira do Anel, principal atrativo natural e turístico de Viçosa, a 86 km de Maceió, no Vale do Paraíba.

Junto com a pavimentação do acesso ao povoado quilombola do Sabalangá, serão 3 km de rodovia implantados. Em entrevista recente, o governador Paulo Dantas assegurou que vai entregar todas as obras estruturantes que estão em curso em Alagoas até o final de 2026, quando termina o seu segundo mandato.

“Estamos avançando na logística com eficiência nos quatro cantos de Alagoas. Vamos entregar todas as nossas obras estruturantes pactuadas em 2022, na campanha eleitoral”, afirmou.

Malha federal

Quando o assunto é qualidade da malha rodoviária federal, Alagoas também se destaca. O Índice de Condição da Manutenção (ICM) aponta que 91% das rodovias federais do estado estão em boas condições, enquanto apenas 8% foram classificadas como regulares. Os dados são do Ministério dos Transportes e se referem a novembro de 2024.

Atendendo às demandas apresentadas pelo Governo do Estado, o Ministério, que tem à frente o ex-governador Renan Filho, destinou R$ 354,1 milhões para a infraestrutura viária em Alagoas, quase o triplo do verificado em 2022.

Dentre os investimentos, o Ministério dos Transportes firmou convênio, via Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) com o Departamento de Estradas e Rodagens de Alagoas (DER/AL), para a recuperação de 130 quilômetros de rodovias estaduais danificadas. Os investimentos totalizaram R$ 82,7 milhões.