O blog ,em matéria, levantou questionamentos sobre a necessidade dos cuidados institucionais, da Prefeitura de Maceió, para os Alfarrábios, especificamente os do Paredão da Assembleia e um dia após, a publicação, o presidente do Instituto de Planejamento Urbano (Iplan), Antonio Carvalho entrou em contato com esta ativista:
-Arísia Barros, vamos conversar?
E eu:- Vamos!
A conversa com Antonio Carvalho aconteceu na sede do Iplan e foi boa, bem sincera e produtiva.
Ele apresentou a significativa politica pública de valorização da memória e história e revitalização de espaços públicos em Maceió.
E logicamente, a pauta agregou a Maceió negra, aquela vastidão da cidade, ainda muito, minimizada.
Desbravamos caminhos nunca d’antes caminhados, pelo menos para ele.
Antônio Carvalho disse:- Sou de uma família branca, Arísia confesso que nunca discuti a questão do racismo
Essa ativista, refutou:- Antonio Carvalho isso é preguiça intelectual. Todo gestor ou gestora tem a obrigação de conhecer Maceió, com suas especificidades e diversidade.
Ele afirmou:- Você tem razão. Pode me indicar uma leitura sobre o tema?
E a conversa foi toda assim, aberta as indagações, pontuada de descobertas, verdades e remembers agradabilíssimos.
Presente, Thaís Godinho que é Diretoria Executiva de Estudos e Soluções para Grotas e Regiões Vulneráveis, fez menção como representante do Iplan, no Comitê Municipal Intersetorial de Promoção de Políticas para Igualdade Racial da Prefeitura de Maceió, criado pelo Instituto Raízes de Áfricas, através do Programa Maceió é Massa Sem Racismo.
-O Comitê Intersetorial é uma ação muito importante, porque converge as ações da Prefeitura multiplica e expande ideias- disse Thaís, com suas argumentações assertivas.
A criação do Comitê foi uma ação inédita no Brasil todinho!
E ainda teve a Jéssica Viturino, a jornalista do Iplan, que lembrou do momento especial e, também, inédito, quando a Secom de Maceió, com a percepção de Eliane Aquino, e a partir da proposição do Programa Maceió é Massa Sem Racismo, reuniu jornalistas, estagiari@s, gente da comunicação de secretarias e órgãos para discutir o antirracismo, na comunicação.
-Nunca tinha participado de algo diferenciado assim- acrescentou a jornalista.
Uau!
E é claro que essa ativista ficou toda feliz, né?
É importante asseverar que o Programa Maceió é Massa Sem Racismo foi a primeira campanha antirracismo, que o município realizou em seus 209 anos, e o melhor reverbera, positivamente, com nome e sobrenome.
A conversa com Antonio Carvalho e equipe foi como um reencontro de lutas. Foi perceber que alguns caminhos já estão traçados, incitados pelo Programa Maceió é Massa Sem Racismo e a gente vai alinhavando, com a gestão disposta a troca e aprendizados, os caminhos, em busca da construção da Cidade Antirracista.
Thais, amei te reencontrar!
Foi muito bom, presidente Antônio Carvalho conversar com você e sua equipe.
Obrigada pela caneca de café, presente top!
E leia o livro, viu, menino!?
Saiba mais: (https://www.cadaminuto.com.br/noticia/2025/01/02/joao-henrique-precisamos-falar-sobre-os-alfarrabios-de-maceio-pode-ser)